Marcando o Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro, a Prefeitura de Niterói anunciou a desapropriação de um imóvel em São Domingos, que será revitalizado para receber a Casa Afro de Niterói.
O local, próximo ao Castelinho de Gragoatá, vai se transformar num espaço importante com políticas públicas e serviços destinados exclusivamente à população negra.
O objetivo é instalar um Hub Criativo Afro e um local de afirmação do povo negro, com troca de experiências, expressões da diversidade sociocultural e incentivo ao empreendedorismo. A Casa Afro será voltada para o fortalecimento, manutenção e difusão da cultura de matrizes africanas.
“Tenho convicção de que reconhecer e fortalecer essas tradições é essencial para o enriquecimento cultural da sociedade como um todo. Em Niterói, nosso compromisso é firme em criar espaços que celebrem essa riqueza, promovendo o respeito à diversidade e garantindo que as expressões culturais afro-brasileiras tenham o protagonismo que merecem!” Prefeito Axel Grael.