Niterói anuncia compra de doses da Sputnik V

Vacina Sputinik Foto: Divulgação / argentina.gob.ar

O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou na tarde desta quarta (31) que firmou acordo para a compra de 800 mil doses da vacina russa Sputnik V, fabricada pelo Instituto Gamaleya. Com isso, a “cidade sorriso” se torna a segunda no estado a adquirir o imunizante, seguindo os passos da vizinha Maricá.

Ainda não há prazos para a chegada das doses em Niterói. O prefeito também não divulgou qual será o valor empenhado para a compra da vacina.

Desenvolvida pelo laboratório Gamaleya, a vacina Sputnik V alcançou eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado pela revista científica The Lancet. O estudo mostrou, ainda, que 21 dias depois da aplicação da primeira dose, o imunizante foi 100% eficaz na prevenção de casos graves e de mortes.

Essa não é a primeira vez que Niterói tenta adquirir doses de vacinas para imunizar a população. O município, ainda sob a gestão de Rodrigo Neves, tentou comprar um milhão de doses da CoronaVac antes do Instituto Butantan destinar toda a produção para o Programa Nacional de Imunização.

Já no início de março desse ano, a cidade aderiu ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para tentar viabilizar a compra de imunizantes.

Notícias Relacionadas