spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói celebra Dia da Árvore com novo plantio e distribuição de mudas no Parque da Cidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Luciana Carneiro / Divulgação PMN

Nesta sexta-feira (21/09) é comemorado o dia da árvore e a Prefeitura de Niterói realiza uma ação no Parque da Cidade para incentivar a ecologia. Acontece, no Parque da Cidade, o plantio e a distribuição de mudas, além de atividades educativas no Instituto Brasil-França. De 2014 a 2018, o projeto Verdes Notáveis, por exemplo, já realizou o plantio de cerca de 4.000 mudas em bairros como São Francisco, Sapê, Engenho do Mato e Pé Pequeno. Em Icaraí, as pitangueiras plantadas no ano passado já estão dando frutos. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Niterói já plantou mais de 50 mil mudas em diversos bairros da cidade.

O objetivo do Verdes Notáveis é plantar mudas nativas da Mata Atlântica em locais onde não exista conflito com o mobiliário urbano. Os resultados são árvores nativas, como pitangas e cajueiros, crescendo em locais como os canteiros da Rua General Silvestre Rocha e da Avenida Prefeito Sylvio Picanço. O projeto de reposição florestal para compensação ambiental pelas obras da Transoceânica, por sua vez, está levando 12.500 mudas para 48 mil metros quadrados de áreas da Montanha da Viração, que integra o Parnit (Parque Municipal de Niterói – Unidade de Conservação de Proteção Integral).

O Dia da Árvore será celebrado com distribuição gratuita de mudas da Mata Atlântica, de 14h às 17h, no Parque da Cidade, em São Francisco. Na ocasião, haverá uma palestra sobre preservação ambiental com a participação do biólogo Luiz Palmieri, responsável pela conservação do Parque da Cidade, e técnicos da CDMA. Também será realizado o plantio simbólico de uma árvore nativa da Mata Atlântica, com a participação de praticantes de voo livre da região. Ao todo, serão distribuídas 400 mudas de várias espécies. Entre elas, ipê amarelo, jequitibá e pau-brasil.

O Recicla Niterói, da Clin, estará no Instituto Brasil-França, localizado no CIEP Leonel Brizola, em Charitas e realizará palestras sobre Bacias Lagunares de Niterói, com a Presidente do Comitê Lagunar de Itaipu Piratininga, Leila Heizer; Combate aos Vetores Dentro das Comunidades, com o Instituto Vital Brazil; Resíduos e Reciclagem, com a Engenheira Ambiental e Sanitarista, Lélia Lomardo. O Coral Vozes da Clin também estará presente na comemoração, além de oficinas infantis, exposição de materiais recicláveis e, quem levar um resíduo reciclável poderá trocar por uma planta que foi cultivada no Viveiro de Mudas da Companhia.

No sábado (22), o grupo da Divisão Ambiental promoverá um workshop em parceria com a Rede Fitovida – Grupo Semear, na Praça do Rink, falando sobre alimentação alternativa com preparação de sucos naturais; preparação da tintura de Canela de Velho e gel analgésico. E, finalizando o dia, os fitoterápicos produzidos no local serão sorteados para quem participar do evento, além da distribuição de uma mudinha de planta e exposição de reciclados.

Já no domingo (23), a turma montará um estande na Praia de Icaraí para falar sobre Coleta Seletiva, redução de resíduos e consumo consciente, além de mostrar todo trabalho feito na Reciclagem da CLIN.

O município tem três viveiros de mudas em pleno funcionamento: o do Horto do Fonseca, construído através de parceria com a Ecoponte, que produz 40 mil mudas por ano de espécies de mata atlântica e frutíferas; o viveiro de Itaipu com capacidade de produção de 20 mil mudas por ano; e o maior deles, na sede da Clin, em São Lourenço, que produz 100 mil mudas/ano. Niterói é a primeira e única cidade brasileira, até o momento, a conseguir recursos do BNDES, no valor de R$ 3 milhões, para projetos de restauração ecológica de 203 hectares da Mata Atlântica.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img