spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói inicia restauração da vegetação da Ilha da Menina

spot_imgspot_img

Mais lidas

Um pequeno pedaço de paraíso em Niterói, que sofreu com a ação do tempo e a degradação do homem, a Ilha da Menina, em Itaipu, começou a ter o seu ecossistema reconstruído. A intervenção inclui o plantio experimental de mudas nativas, escolhidas por especialistas para aquela área.

A ação faz parte do Projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social, executado pelo órgão em diversas áreas do município, e integra o maior projeto de revegetação já realizado na cidade.

DCIM\100MEDIA\DJI_0331.JPG

Restaurar a vegetação da ilha, que fica a cerca de 1 quilômetro da Praia de Itaipu, exige uma logística complexa para o deslocamento em barco e bote das mudas e ferramentas para o plantio.

Antes da intervenção prática, foi realizado um diagnóstico meticuloso sobre a formação vegetal, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia. Após o levantamento, teve início a elaboração do planejamento para as incursões visando o plantio, manutenção e monitoramento de plantas nativas e invasoras.

Foto de Divulgação Prefeitura de Niterói

O Projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social teve início em 2019, com investimento de R$ 2,9 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo do programa é recuperar um total de 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica. Está sendo executado nas praias de Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu e Charitas, além do entorno da Lagoa de Itaipu e no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img