spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói inicia transição gradual ao ‘Novo Normal’

spot_imgspot_img

Mais lidas

A partir desta quinta-feira (21), Niterói começa a flexibilizar atividades ao ar livre e permitir a abertura de a lojas de material de construção, oficinas mecânicas e de bicicletas, óticas. clínicas odontológicas, médias e fisioterapia. Vale lembrar que estes estabelecimentos já haviam participados de duas janelas durante o período de quarentena.

A prática de exercícios físicos individuais na orla também será autorizada das 6h às 9h e de 16h às 22h para pessoas até 60 anos. Idosos acima de 60 anos poderão fazer atividades físicas entre 9h às 11h.

Segundo a prefeitura, shoppings, centros comerciais, bares e restaurantes continuarão fechados, assim como escolas e universidades. Parques e praças também não serão abertos.

O plano de transição gradual para o novo normal foi criado baseado em  um sistema de cores para identificar os estágios do combate ao coronavírus na cidade e os níveis de restrição de circulação e isolamento social que serão colocados em prática. Os estágios terão as cores roxa (situação extremamente grave da pandemia), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas – estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta máximo). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19.

“Apesar de estarmos iniciando o plano de transição para o novo normal, a cidade vai permanecer em isolamento social e com bloqueios em seus acessos. A fiscalização nos acessos com municípios vizinhos será mantida, inclusive com a aferição da temperatura de todos os ocupantes dos veículos”, frisou.

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, a dinâmica desse processo será condicionada pelo comportamento dos cidadãos e também pelo ciclo da epidemia. Caso seja necessário retroceder a estágios de restrição mais rígidos a medida será tomada.

“Quem vai definir a velocidade de transmissão do vírus é a consciência cidadã e a capacidade da população. Continuamos com as determinações de higiene e isolamento social, sair de casa somente em condições de extrema necessidade. A máscara segue sendo obrigatória. Estamos trabalhando diariamente para produzir esse novo normal”, disse o secretário.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique Moraes, frisou que a partir desta quinta-feira o uso de máscaras permanece obrigatório, com possibilidade de multa administrativa para quem não estiver usando a proteção nas ruas, dentro de estabelecimentos com atividades liberadas pelo município e durante a prática de atividade física individual.

“É fundamental também que se respeite o distanciamento social durante os exercícios na orla. Os estabelecimentos que não estão autorizados a funcionar devem continuar respeitando as normas. Caso o cidadão veja alguma irregularidade nas ruas, pode acionar o Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) pelo número 153”, pontuou.

Casos – Niterói registrou nesta quarta-feira 1.488 casos confirmados, 839 pessoas em isolamento domiciliar em acompanhamento pela secretaria de Saúde, 150 estão hospitalizados (60 com confirmação do exame de covid-19), 506 recuperados e 82 óbitos.
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img