spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói lança plano de retomada das aulas nesta sexta (29)

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Secretaria de Educação de Niterói lança, na manhã desta sexta (29), o Plano de Retomada para as aulas da Rede Municipal para o ano letivo de 2021. De acordo com a prefeitura da cidade, o documento foi elaborado com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia, combater a evasão escolar e recuperar conteúdos pedagógicos.

As diretrizes que serão apresentadas foram debatidas entre o secretário Vinícius Wu e a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Niterói na noite da última quarta (27). É no documento que estarão as regras e protocolos a serem seguidos para o retorno seguro das aulas.

Estão previstos, no plano, 202 dias letivos e dois possíveis cenários: aulas no modelo remoto, de forma virtual, ou ensino híbrido, que inclui também aulas presenciais. “A retomada é o primeiro passo para um processo de recuperação pedagógica que, certamente, vai se desenrolar nos próximos anos”, acredita Wu.

“É um plano para que não tenhamos uma geração marcada pela interrupção do desenvolvimento escolar, o que prejudica suas possibilidades de futuro e aumenta as condições de nossos alunos de viverem no subemprego”, destacou o secretário.

De acordo com o chefe da pasta, o plano foi elaborado com base em discussões realizadas com diferentes representantes da sociedade civil, educadores e especialistas em saúde. Além disso, o documento também considera a atual infraestrutura da rede pública de ensino e as condições socioeconômicas e sociais dos alunos e professores.

“Buscamos construir planos locais de retomada, seguindo as orientações sanitárias, ouvindo cada direção escolar, identificando possíveis problemas e criando condições de retorno seguro. Este é um compromisso de quem defende a educação pública”, completou o secretário.

Foi elaborado, ainda, um programa de inclusão digital que envolve uma tutoria para auxiliar os professores com o formato on-line visando a garantir a qualidade de ensino para os alunos e apoiar o trabalho dos profissionais de educação no retorno, que poderá ser em formato híbrido ou remoto.

Além disso, a secretaria quer implementar um programa de aprendizagem intensiva para que estagiários trabalhem com os professores em uma monitoria dos alunos, apoiando o uso da tecnologia e auxiliando no reforço escolar.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img