spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói monta força-tarefa por conta da forte chuva que atingiu a cidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação / PMN-RJ

A Prefeitura de Niterói organizou uma força-tarefa que está atuando na cidade desde o fim da tarde de segunda-feira (08/04), por conta das fortes chuvas registradas no município nas últimas 24 horas. A operação conta com aproximadamente 1.200 funcionários, incluindo equipes da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza (Clin), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Nittrans, que estão atuando em diferentes pontos. 

O prefeito Rodrigo Neves se reuniu com os secretários municipais, na tarde desta terça-feira (09), para uma avaliação das ações da Defesa Civil e de todas as secretarias envolvidas na força-tarefa. Neves ressaltou que em Niterói choveu, em uma hora, mais de 60% do previsto para todo o mês de abril. Em algumas regiões da cidade, nas últimas 24 horas, chegou a chover cerca de 180 milímetros. “Nas últimas 24 horas tivemos uma chuva muito intensa, provavelmente, a chuva mais intensa dos últimos anos na cidade. Além disso, foi uma chuva continuada. Por isso, esta força-tarefa e este protocolo previamente planejado está sendo seguido desde ontem, e foi possível fazermos uma ação organizada e integrada dos órgãos públicos”, disse o prefeito, ressaltando que este protocolo da Defesa Civil é acionado quando se atinge 100 milímetros de chuva no período de 24 horas.   

O prefeito ressaltou também os investimentos que vêm sendo realizados pela gestão municipal nos últimos anos, a importância da participação da população, principalmente, no que diz respeito ao descarte correto de lixo, além da atuação nos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) com lideranças comunitárias treinadas para obedecer aos protocolos em casos de eventos climáticos intensos como o registrado na cidade desde ontem. “Estamos realizando importantes investimentos em obras de contenção de encostas em diferentes pontos da cidade, assim como nos sistemas de estações meteorológicas, pluviômetros eletrônicos, além do treinamento realizado pela Defesa Civil nos Nudecs. Realizamos também obras de drenagem e pavimentação, que só na Região Oceânica já beneficiaram mais de 30 mil pessoas”, enfatizou Neves.

Estágio de atenção – O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que a cidade retornou para o estágio de atenção às 18h30, devido à diminuição dos volumes de chuva. A previsão é de chuva fraca/moderada ao longo da noite desta terça-feira (9) e madrugada de quarta-feira (10).  A Defesa Civil municipal segue monitorando a situação.

A cidade chegou a entrar em estágio de Alerta. Equipes da Defesa Civil, que estavam de prontidão por medida de prevenção, devido ao volume de chuvas acionaram sirenes em nove regiões: Alarico de Souza e Beltrão (Santa Rosa), Morro do Bumba, Viçoso Jardim, Morro do Estado (Centro), Preventório (Charitas), Bairro de Fátima (Centro), Coronel Leôncio (Engenhoca) e Jurujuba. As famílias foram encaminhadas para os pontos de apoio, onde foram atendidas por assistentes sociais e psicólogos da Prefeitura de Niterói.

Deslizamentos – No Morro do Cavalão, em Icaraí, um deslizamento provocou o desabamento de três imóveis. Uma vítima foi resgatada e levada pela equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. Outros cinco imóveis foram interditados preventivamente na comunidade. Também foi registrado desabamento no Morro da Caixa d’Água, no Fonseca. Segundo os moradores, a sirene não foi acionada na comunidade. Ainda não há informações sobre feridos. A Secretaria de Assistência Social ofereceu acolhimento nos abrigos do Município para as famílias que solicitaram o serviço. 

A Seconser atendeu dez chamados para retirada de árvores que caíram e a Defesa Civil realizou 44 atendimentos em várias regiões do município.

LEIA MAIS

Desabamentos deixam um ferido em Niterói

A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) será atualizado com boletins das chuvas. A Defesa Civil municipal segue monitorando a situação. Em caso de emergência, o cidadão deve ligar 199 ou 2620-0199.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img