spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói participa de evento em Curitiba e apresenta avanços em inclusão digital

spot_imgspot_img

Mais lidas

Participando da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, Niterói apresentou os investimentos em estratégias de transformação digital e de inclusão digital. Servidores participaram da programação do evento voltado para cidades inteligentes, e compartilharam iniciativas que refletem o compromisso do município com a modernização da gestão.

Durante o evento, a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão Isadora Modesto, e o subsecretário de Governo Digital Marcelo Zander, apresentaram a experiência da transformação digital de Niterói para os membros do Fórum Inova Cidades. O grupo reúne representantes de secretarias envolvidas com a temática de governo digital e inovação, e promoveu encontros para trocas de experiências.

Na oportunidade, foram apresentadas iniciativas pioneiras de governo digital em Niterói, como a elaboração do Guia de Direitos Digitais. Este material foi idealizado para fornecer diretrizes de boas práticas para a realização de ações educacionais, como oficinas e cursos, entre outras atividades, direcionadas às equipes que atuam com atendimento em governos locais, com base na experiência de Niterói.

“Voltamos para Niterói podendo avançar ainda mais em nossas políticas públicas. Já avançamos muito na pauta da Estratégia de Governo Digital, com o foco em Direitos e Serviços Digitais, linguagem simples, atendimento ao cidadão de forma humanizada e acessível e processo eletrônico. Queremos garantir que, em meio às transformações digitais no município, ninguém seja deixado para trás”, destacou a secretária de Planejamento.

A Prefeitura de Niterói também foi uma das finalistas do prêmio Cidades Brasileiras Inteligentes (Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards) na categoria Transformação Digital e Inovação com o case “Gestão Colaborativa do município de Niterói”. O coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, Fernando Stern, também participou do painel “(Re)forçando a Gestão Urbana: como as Cidades Inteligentes podem se beneficiar das tecnologias de ponta?”.

O painel abordou a crescente complexidade dos desafios urbanos e a necessidade cada vez maior de serviços eficientes com uso de tecnologias de ponta que estão se apresentando como ferramentas transformadoras e que pode ser uma aliada para os governos enfrentarem desafios como desigualdade, sustentabilidade e desenvolvimento de infraestrutura, possibilitando uma alocação de recursos mais eficaz e mecanismos de governança transparentes.

“O Smart City Expo Curitiba foi uma oportunidade incrível para compartilhar conhecimento e se inspirar com todo o evento, na inovação de várias ações que têm sido efetuadas no Brasil e em vários países do mundo”, enfatizou o subsecretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mateus Quintão.

Participaram do Smart City Expo Curitiba gestores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval (Seden), Coordenadoria Geral de Comunicação e da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img