Rio de Janeiro,

terça-feira, agosto 16, 2022
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #51

Niterói: passagem de ônibus fica mais cara nesse sábado

Mais lidas

A tarifa dos ônibus municipais em Niterói irá aumentar neste sábado (30). A nova tarifa será de R$ 4,45, um reajuste de 9,88%. Vale lembrar que o valor não sofria alteração desde 2019.

“Niterói congelou os preços das tarifas de ônibus nos últimos três anos, mas o descontrole do Governo Federal sobre a política de combustíveis e a disparada do preço do diesel, que teve aumento de 95% no último ano, tornou impossível manter as tarifas congeladas”, explicou o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o índice concedido é inferior à inflação acumulada desde 2019, de 23,82%, período em que não houve reajuste de tarifa em Niterói. O aumento na tarifa visa minorar o impacto da inflação acumulada, agravada pelos reajustes do diesel.

Vale lembrar que os reajustes, apesar de previstos no contrato de concessão de serviços de transporte público de 2012, estavam suspensos nos últimos três anos.

Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que “a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade manterá a fiscalização da frota de ônibus no município, com a possibilidade de rastrear os coletivos por aplicativo de celular.  Também haverá a ampliação dos pontos de venda do Bilhete Único de Niterói, que permite que o usuário pague menos pela tarifa”.

A Prefeitura informou, ainda, que determinou que as empresas retomem imediatamente a frequência normal da frota nas linhas da cidade. “Além disso, deverão ser ampliados os investimentos em tecnologia, que preveem a instalação de QR Codes nos pontos com integração em aplicativo, para que os usuários possam fazer o rastreamento dos ônibus em tempo real”, disse, em nota.

“A Secretaria também está contratando um estudo de reequilíbrio financeiro do sistema, que definirá, de forma transparente, os custos operacionais e a tarifa técnica das linhas operantes”, concluiu o texto.

spot_img
spot_img

Últimas noticias