Niterói poderá adotar “IPTU verde”

Foto: Divulgação

A cidade de Niterói poderá contar com o “IPTU Verde”, que dá desconto aos proprietários de imóveis que implantarem medidas que sustentabilidade. O Projeto de Lei foi apresentado pelo o vereador Binho Guimarães (PDT) ao prefeito Axel Grael e ao secretário do Clima, Luciano Paez, nesta terça-feira (01).

O texto prevê desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de imóveis residenciais e comerciais que implantarem medidas sustentáveis. Entre as ações que podem ser adotadas estão: sistemas de captação da água da chuva, reuso de água, aquecimento hidráulico solar e elétrico; construções com material sustentável; utilização de energia passiva; e sistema de energia eólica.

“É notório que o nosso país sofre com a falta de políticas públicas ambientais que minimizem efeitos danosos em nosso meio ambiente. Assim, é fundamental incentivar ações que tenham como consequência a redução da utilização de recursos naturais”, disse Binho Guimarães.

O percentual do desconto proposto poderá variar conforme o número de providências feitas em cada imóvel, podendo ficar entre 3% e 15%. O Projeto segue para votação na Câmara Municipal.

Notícias Relacionadas