Niterói realiza 8º Encontro de Gestores para apresentar acordo com a CGU

Foto: Luciana Carneiro / Divulgação ASCOM Pref. de Niterói-RJ
Foto: Luciana Carneiro / Divulgação ASCOM Pref. de Niterói-RJ

A cúpula da Prefeitura de Niterói se reuniu nesta sexta-feira (15/06) para avaliar o cumprimento de metas do primeiro semestre desse ano e apresentar o Pacto pela Integridade, Transparência e Participação, assinado entre a Administração Municipal e a Controladoria Geral da União (CGU). Niterói é a primeira cidade do Rio de Janeiro a participar dessa iniciativa que vai implantar ações locais para fortalecer a gestão, sobretudo a capacidade de detecção e prevenção da corrupção. Também foi apresentado o planejamento do segundo semestre de 2018. Participaram do 8° Encontro de Gestores o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o secretariado e os presidentes de autarquias municipais.

De acordo com Rodrigo Neves, o Pacto tem como objetivo ampliar a transparência e o compromisso contra a corrupção. “Estamos trabalhando com planejamento e austeridade, definindo e cumprindo metas para garantirmos uma gestão eficiente. Nos últimos anos implantamos a agenda do governo aberto e o Portal de Transparência e conquistamos primeiro lugar no ranking de transparência da CGU e também do Ministério Público Federal. O Pacto pela Integridade é mais uma iniciativa importante para prevenção à corrupção e zelo na aplicação de recursos de toda administração pública”, explicou o prefeito de Niterói. 

Marcelo Paluma Ambrózio, analista de Finanças e Controle da Controladoria-Regional da União no Rio de Janeiro, deu detalhes sobre o pacto pela integridade. São 19 pontos, muitos já praticados pela atual gestão, para prevenção à corrupção e aplicação conforme dos recursos públicos. “Um dos pontos importantes do pacto é a participação social, aprimoramento na parte de transparência e outras ações para melhorar ainda mais a governança municipal”, destacou.

Foto: Luciana Carneiro / Divulgação ASCOM Pref. de Niterói-RJ

Notícias Relacionadas