spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói recebe exposição sobre imigração italiana para o RJ

spot_imgspot_img

Mais lidas

Niterói recebe até o dia 18 de setembro a exposição ‘Imigração Italiana para o Rio de Janeiro’, no Espaço Cultural Correios.

A mostra é composta por textos, documentos, fotografias, anotações, propagandas, matérias de jornais e entrevistas de imigrantes e seus descendentes. O acervo, focado na trajetória de dez famílias, revela os porquês da vinda dos italianos para o Brasil, identifica suas regiões de origem, descreve as condições da viagem e a recepção no Brasil. Muitos deles foram acolhidos na Hospedaria da Ilha das Flores, em São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio), uma das instalações criadas para receber, fazer a triagem e o encaminhamento dos imigrantes.

“Nosso objetivo é dar visibilidade para a imigração italiana no Rio de Janeiro, como foi seu enraizamento, vicissitudes e dificuldades nesse novo continente, mas, também, mostrar que as experiências do passado provocam considerações sobre o presente. Por isso, a exposição busca refletir sobre o atual cenário da Itália como receptor de imigrantes nos últimos 20 anos, em especial refugiados de todo o mundo“, esclarece Luís Reznik, coordenador do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, responsável pela curadoria da exposição.

A exposição está disponível no espaço Cultural Correios Niterói (Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ), de segunda a sexta, das 11h às 18h; sábado das 13h às 17h. A visitação é gratuita e segue os protocolos de segurança como distanciamento, uso de máscara e limite de público.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img