spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói renova parceria com Ministério da Saúde de Cuba

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação

Os avanços na rede de saúde primária e os investimentos da Prefeitura de Niterói em saneamento básico foram alguns dos temas abordados nesta sexta-feira (27/04) pelo prefeito Rodrigo Neves durante a Convenção “Cuba Salud 2018”, que reuniu autoridades e profissionais de 65 países. Em Havana, ele também renovou acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) para o fortalecimento do Programa Médico de Família. Na área de cultura, o prefeito iniciou acordos para a realização, em 2019, de um festival de cinema cubano e latino-americano, além de um programa de bolsas de estudo para estudantes niteroienses em uma das mais importantes escolas do setor audiovisual.

“Em 2013, retomamos os investimentos no Programa Médico de Família, reabrimos unidades que estavam fechadas, como a do Morro do Céu e da Grota do Surucucu. Implantamos novos módulos em Martins Torres, Sapê, Ponta D’Areia, Viçoso Jardim e Teixeira de Freitas. Com isso, o programa teve sua cobertura ampliada de 55% para 80% do público alvo nos últimos cinco anos. Nosso objetivo é atingir 100% até o fim de 2019, levando o atendimento para o Juca Branco, Boavista e Serrão (Fonseca e Cubango), Holofote (Barreto) e Jacaré (Região Oceânica). Com isso, Niterói terá a melhor cobertura de atenção básica do programa em regiões metropolitanas do Brasil”, disse o prefeito Rodrigo Neves que, ao lado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, comandou um painel sobre os 25 anos do Programa Médico de Família em Niterói

Esta semana, Rodrigo Neves e Maria Célia Vasconcellos acompanharam profissionais da rede municipal de Saúde de Niterói em uma visita técnica a uma policlínica e a uma unidade do Programa Médico de Família, em Havana. “A cobertura total do Programa Médico de Família para seu público alvo é uma prioridade. A atenção primária tem destaque no planejamento estratégico da Prefeitura de Niterói. Mesmo com a crise econômica no País, em especial no Estado do Rio, nós ampliamos a rede e qualificamos o atendimento. O trabalho conta ainda com ações intersetoriais, com investimentos em saneamento básico, Defesa Civil, Educação e Cultura, por exemplo”, explicou a secretária durante palestra no evento promovido pelo Ministério da Saúde de Cuba, com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Prefeito Rodrigo Neves fez questão de ressaltar que já tem acordos bem sucedidos com a UFF e a FioCruz, e que a parceria com Enasp vai acrescentar na capacitação de profissionais e aumentar a qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde.

Rodrigo Neves aproveitou sua estada em Havana para uma reunião no Instituto de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic). Acompanhado do presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, o prefeito explicou que o Município está investindo no Programa Niterói Audiovisual, que reúne uma série de ações para transformar a cidade em referência no setor.

O encontro marcou o início de um acordo para a realização, no primeiro semestre de 2019, de um festival de cinema cubano e latino-americano em Niterói. “Nossa ideia é aproveitar a curadoria do Festival de Cinema de Havana, que acontece em dezembro deste ano e promover um festival em Niterói no primeiro semestre do ano que vem, reunindo também clássicos do cinema cubano, como Lucía e Retratos de Teresa”, explicou o prefeito.

Roberto Smith, presidente do Icaic, demonstrou entusiasmo com a parceria. “Niterói abre um novo caminho entre o cinema cubano e o Brasil. Um caminho muito promissor por ser uma prefeitura que promove a cultura de uma forma muito especial. Ficamos muito satisfeitos em apoiar projetos nobres, que apontam para os melhores valores da sociedade. É uma alegria poder participar de projetos nesta direção”, ressaltou.

O prefeito também visitou a Escola Internacional de Cinema e Televisão de Santo Antônio de Los Baños. A entidade, que faz parte de uma fundação criada pelo escritor Gabriel García Marquez há 33 anos, é uma referência. Rodrigo Neves e o diretor da instituição, Jerónimo Labrada, conversaram sobre a possibilidade da Prefeitura de Niterói promover um programa de bolsas de estudos para estudantes niteroienses.

“Ficamos muito felizes em receber esta visita de Niterói. Nos dá um sentido de que nem tudo está perdido, quando vemos que há pessoas que mantêm interesse no intercâmbio cultural. Além disso, é uma obrigação de nossa escola não perder o contato com outras culturas, principalmente quando se trata de uma cidade do Brasil, um País com que temos laços históricos e culturais muito profundos”, ressaltou Jerônimo Labrada, diretor da escola que já formou profissionais de 60 países e hoje tem 12 alunos brasileiros.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img