spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói: mais de 70% dos infectados pelo Covid-19 já estão recuperados

spot_imgspot_img

Mais lidas

Niterói superou a marca dos 3 mil pacientes recuperados da Covid-19, o que aponta para uma taxa de recuperação de 72,48%. De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade tem 4.139 casos confirmados de Covid-19, com 840 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 169 óbitos.

O prefeito Rodrigo Neves enfatizou que isso só foi possível graças ao isolamento social rígido e a conscientização de cada niteroiense durante esse período da pandemia.

“Isso é muito importante porque provavelmente nós temos o menor número de casos ativos das últimas seis semanas em Niterói. O início do plano de transição gradual para um novo normal, em 21 de maio manteve um padrão de queda do ciclo de epidemia em Niterói. Esse é um dado extremamente importante que mostra que estamos conseguindo vencer a batalha contra o coronavírus”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves ressaltou que Niterói está conseguindo realizar a transição gradual para um novo normal, com retomada responsável de algumas atividades e, ao mesmo tempo, reduzir o avanço da epidemia e também a taxa de ocupação de leitos públicos e privados. Segundo o prefeito, de 206 leitos exclusivos para Covid-19 na rede privada, 70 estão ocupados. Na rede pública municipal, de 262 leitos, 91 estão ocupados.

“Isso significa que, de 468 leitos exclusivos para o tratamento do coronavírus em Niterói, somando as redes pública e privada, apenas 161 estão ocupados, o que mostra uma taxa de ocupação de cerca de 35% neste momento na cidade. Mesmo com o plano de transição gradual para um novo normal, estamos conseguindo reduzir o número de casos ativos, diminuir a taxa de transmissão do vírus e também a demanda sobre leitos hospitalares públicos ou privados”, detalhou Rodrigo Neves.

Taxa de Transmissão

O prefeito destacou ainda que Niterói tem hoje a menor taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia e lembrou as mais de 40 medidas adotadas pela gestão municipal no combate ao avanço do coronavírus na cidade.

“No dia 21 de maio, quando iniciamos o plano de transição gradual, a taxa de transmissão do vírus era o dobro do que temos hoje. Ou seja, nesse período Niterói aumentou o percentual de pacientes recuperados, diminuiu a taxa de ocupação de leitos e reduziu à metade a taxa de transmissão do coronavírus. Tudo graças à conscientização da população e à uma série de ações do poder público. Fomos a primeira cidade do Brasil a fazer a sanitização de ruas e comunidades, implantamos um centro de referência de quarentena, ampliamos a testagem rápida, contratamos mais 1.200 profissionais de saúde, criamos programas de apoio social para as famílias que mais precisam e também medidas de apoio às pequenas e médias empresas”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, reforçou o agradecimento a todos os profissionais, desde os que estão na administração das unidades de saúde até os que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com coronavírus, e destacou também a importância dos novos leitos exclusivos para a Covid-19.

“Quero agradecer a todos os trabalhadores da saúde e também reforçar o meu reconhecimento a cada um. A saúde do niteroiense está em excelentes mãos. Essa conquista de cumprir, mais uma vez, a meta com a ampliação dos leitos reforça que estamos no caminho certo, com responsabilidade, fazendo um plano de transição gradual para o novo normal com a infraestrutura necessária para garantir segurança e continuar preservando e defendendo a vida dos niteroienses”, pontuou Rodrigo Oliveira.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img