Niterói terá sua 2ª Plataforma Urbana Digital

Depois da Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca, Niterói ganhará uma outra unidade, desta vez no bairro de Santa Bárbara. A estrutura está em obras e tem conclusão prevista para novembro. As PUDs são equipamentos que compõem o Programa Niterói Digital, desenvolvido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia com objetivo de democratizar o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Rodrigo Neves ressaltou que a Plataforma Digital é, na verdade, uma escola tecnológica de alto nível que vai criar oportunidades para centenas de jovens da região, tirando-os da rua e fortalecendo o vínculo com a comunidade e com o bairro e, ao mesmo tempo, propiciando a eles uma formação profissional e técnica.

“A gente acaba contribuindo para reduzir os problemas de violência e de marginalização juvenil, dando oportunidade para a juventude aqui de Santa Bárbara. Esse projeto está acontecendo em uma área muito especial, na entrada do bairro, em um terreno que estava ocioso e abandonado há mais de 30 anos. A plataforma vai requalificar e revitalizar o bairro porque é um projeto que tem uma arquitetura futurista, um design inovador e isso vai mexer com a autoestima e o orgulho desse bairro”, enfatizou o prefeito.

A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara está localizada em uma região que concentra dados significativos para uma grande intervenção. Localizada na região Norte da cidade, junto aos bairros Baldeador, Caramujo e Viçoso Jardim, compõe a região com maior percentual de pessoas extremamente pobres (12,7%) da cidade. Dados da empresa de consultoria Macroplan, com base no último Censo Demográfico do IBGE, também mostram que esta região concentra o maior número de jovens que não estudam ou trabalham (27,3%), seguida da região da Engenhoca, onde já foi construída uma PUD. Com relação à porcentagem de pessoas em domicílios com computador e internet, esta região concentra o segundo menor índice da cidade (35,5%).

A Plataforma Urbana Digital, com foco na linguagem audiovisual, contará com espaço coworking, sala de cinema, salas de aula, estúdio de áudio e fotografia, ilha de edição, espaço de wi-fi gratuito. No salão principal, haverá simuladores, área infantil, espaço gamer e ainda lounges como ambientes de convivência.

Todos os espaços serão compostos com tecnologia de ponta, onde serão desenvolvidos vários cursos básicos de tecnologia, bem como cursos de fotografia, edição de vídeo, luz e iluminação, desenvolvimento de games, roteiro, animação entre outros. Também estão previstos cursos de drones e robótica.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.