Testagem rápida no sistema Drive Thru em Niterói será agendada por aplicativo

A partir de quarta-feira (3), Niterói irá ampliar a oferta de testagem rápida para Covid-19 em dois pontos da cidade, no modelo de drive thru. O novo modelo de testagem funcionará através de orientação por um aplicativo chamado ‘Dados do Bem’, onde através de uma avaliação feita com questionários aos usuários fique constatada a necessidade do teste, eles serão encaminhados a um dos locais programados.

O sistema, no qual não é necessário sair do carro para realizar o exame, vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, em dois locais: Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, na orla do bairro de São Francisco, Zona Sul, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica.

Esta ação é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, e será possível ser realizada por meio do aplicativo Dados do Bem  (www.dadosdobem.com.br), desenvolvido pelo Instituto com a Zoox Smart Data. O uso desta tecnologia foi cedida à Prefeitura de Niterói através de um convênio sem custos aos cofres públicos.

De acordo com a prefeitura, após responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital, o usuário receberá uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem naquele momento. Se confirmada, é enviado um convite para agendamento, com data e hora marcados. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

O local de testagem só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário pelo aplicativo. De acordo com o prefeito, o objetivo principal é avaliar a evolução da Covid-19 na população. Além disso, a utilização de ferramentas de tecnologia para geolocalização e vigilância fornecerá informações sobre a distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a epidemia, favorecendo a tomada de decisão.

“Esse programa de cooperação, que não tem custos para a Prefeitura, vai nos ajudar muito no monitoramento dos casos em Niterói, junto com atuação do Programa Médico de Família e das unidades básicas de Saúde, que fazem o trabalho de vigilância epidemiológica em todas as regiões da cidade. Com esse serviço, a pessoa poderá agendar o teste e receber o resultado no seu celular, através do aplicativo”, explicou Rodrigo Neves.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.