Niteroiense Giovana Moreira é convocada para Seleção Brasileira de Skate Sub-15

A niteroiense Giovana Moreira foi convocada para Seleção Brasileira sub-15 da modalidade, a primeira Seleção Brasileira de Skate Sub-15 da história. A jovem carrega em seu currículo a 1ª colocação no Brasileiro Mini Ramp 2018 e a 1ª colocação no Estadual no Street Fem1 em 2019.

No total, o selecionado inédito no mundo do skate oferece 16 vagas – 8 por modalidade (Park/Street), sendo 4 por categoria (Feminino/Masculino). Entre Park e Street, a Seleção Sub-15 conta com nomes das 5 regiões do Brasil.

O skate é um esporte no qual crianças, adolescentes e adultos dividem as mesmas pistas e competem lado a lado. Não à toa, a seleção brasileira reúne de Letícia Bufoni (27 anos) e Pedro Barros (25) a Isadora Pacheco (15) e Rayssa Leal (12). Até por isso, a convocação de uma seleção sub-15 da modalidade chama atenção. Segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), o projeto é inédito no mundo.

“Na verdade, não existe a categoria internacionalmente. Criamos o critério do sub-15, muito mais por entender que é quem podemos ajudar mais nesse momento de crescimento e evolução do skate. Acho que saímos na frente, sem dúvidas”, diz o presidente da entidade, Eduardo Musa.

Em julho, o dirigente comentou sobre a tendência de se categorizar as competições de skate após a estreia olímpica da modalidade, nos Jogos de Tóquio (Japão), em 2021: “Acho que isso vai acontecer, mas é muito mais pelas gerações que vêm com essa cabeça de ser skatista de competição, e é natural que aconteça, porque o skate está ganhando um ambiente competitivo. A grande maioria dos que você vê na seleção, talvez 100%, não começaram no skate para competir, mas por diversão”.

Veja a convocação

Entre Park e Street, a Seleção Sub-15 conta com nomes das 5 regiões do Brasil. Confira os nomes do Street!

Feminino
• Carla Karolina (Maceió-AL) – 13ª Feminino Open_STU 2019
• Giovana Moreira (Niterói-RJ) – 7ª Feminino 1_Campeonato Brasileiro 2019
• Thais Ávila (Rio de Janeiro-RJ) – 5ª Feminino 2_Campeonato Brasileiro 2019
• Daniela Vitoria (Manaus-AM) – Índice Técnico

Masculino
• Matheus Teixeira (Passo Fundo-RS) – 1º Iniciante_Campeonato Brasileiro 2019
• Kalani Konig (Florianópolis-SC) – 3º Iniciante_Campeonato Brasileiro 2019
• Guilherme Sato (Ponta Porã-MS) – 7º Iniciante_Campeonato Brasileiro 2019
• Filipe Mota (Pato de Minas-MG) – Índice Técnico

Critérios de convocação

Respeitado o limite de idade (15 anos até dezembro do ano corrente), as 2 primeiras vagas foram preenchidas pelos melhores do ranking do Circuito Brasileiro Open (Oi STU QS 2019). Nos casos em que os integrantes desse ranking não atenderam o requisito de idade, ou já integram a Seleção principal, a escolha dos nomes passou a seguir como base o ranking brasileiro da categoria Amador / Feminino 1 e, na sequência, Iniciante / Feminino 2.

A 3ª vaga teve como base o ranking brasileiro da categoria Amador / Feminino 1. Nos casos em que o critério de idade impediu a escolha por esse ranking, a referência adotada foi o ranking Iniciante / Feminino 2.

A 4ª vaga foi preenchida com base em análise de índice técnico realizada pela Comissão Técnica.

Notícias Relacionadas