O pré-candidato do PDT a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, seria eleito no primeiro turno se as eleições fossem nesta sexta-feira, 03. É o que afirma pesquisa estimulada feita pelo Instituto Gerp, sobre o pleito no município. O pedetista teria 46% das intenções de voto, contra 18% do segundo colocado, o deputado federal Carlos Jordy (PL). A pré-candidata do PSOL, deputada federal Talíria Petrone, ficou com 7%.
Já o pré-candidato do Podemos, o ex-vereador Bruno Lessa, somou 3%. Ele foi incluído pela primeira vez pelo Gerp. Já eleitores que não sabem ou não souberam responder, são 14%.
A pesquisa também levantou a rejeição dos pré-candidatos. Jordy lidera a sondagem, com 24%. Neves e Lessa vem em seguida, cada um com 18% de rejeição. Já Talíria tem 16%. Entre os entrevistados, 7% disseram que não votaria em nenhum deles e 15% que poderia votar em um deles.
O levantamento espontâneo (quando o entrevistador não cita o nome dos pré-candidatos), mostrou Neves também na liderança, com 11%; seguido de Jordy, com 7%; Talíria com 2% e Bruno, 0%. Não souberam ou não quiseram responder, 78%.
O Gerp ouviu 1.250 eleitores na cidade. A margem de erro é de 2,83% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 01315/2024.