spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Nova presidente da Sanemar admite: “há um passivo enorme a ser superado no município”

spot_imgspot_img

Mais lidas

Desde o primeiro dia do ano, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) tem novo comando; Rita Rocha, que na primeira gestão de Fabiano Horta comandou a Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, agora será responsável por presidir a empresa com objetivo de levar água e esgoto para os bairros de Maricá. Um desafio grande, acredita a gestora, para o qual garante estar preparada.

“O trabalho construído na Habitação, de uma coordenadoria em 2017 à uma secretaria estruturada com um corpo técnico comprometido com os projetos, me dá forças para seguir para desafios maiores como a Sanemar”, acredita Rita.

A nova presidente da Sanemar comentou a escolha do prefeito Fabiano Horta. “É um desafio. Mas, se o prefeito me confiou essa missão, é por quê não tem dúvida de que, junto com ele, farei o meu melhor como gestora para levar água e esgoto para toda a população de Maricá”, pontuou.

Rita já está delineando um novo modelo de trabalho para a empresa municipal de saneamento. “A Sanemar passará por uma profunda reestruturação nos próximos três meses. É necessário repensar as estratégias, alinhar o planejamento de acordo com a meta do prefeito Fabiano Horta: fazer as obras de infraestrutura acontecerem. E não há tempo a perder”, destacou.

Durante o trabalho na Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita demandou a Sanemar. Responsabilidade cuja resposta agora é dela. “Repassei ao longo da recente história da Sanemar uma série de solicitações. Agora serei responsável por respondê-las. Há um passivo enorme a ser superado no município”, comentou.

“Desde que atendo as comunidades, vejo de perto o sofrimento das famílias que não tem água e esgoto e que não tem recursos para construir poços e nem para adequarem ao sistema de fossa, filtro e sumidouro”, lembrou.

Balanço – Rita aproveitou para fazer um balanço dos trabalhos a frente da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos. O principal projeto da pasta, o “Programa Endereço Certo”, entregou mais de 300 títulos de posse em 14 comunidades de Maricá entre 2018 e 2020. A última foi no Beco do Dantas, em Araçatiba.

“Essa é uma política pública direcionada à população de interesse social, que dá segurança jurídica quanto a posse da moradia. É necessária e vai continuar fazendo a diferença na vida do povo maricaense que possui conflitos fundiários”, explicou.

Até 2016, apenas 65 títulos de posse foram entregues em toda história do município. “Hoje, Maricá é referência como política habitacional no estado do Rio de Janeiro. Reconhecimento dado pela Defensoria Pública do Estado”, afirmou Rita.

E se engana quem pensa que parou por aí. “A fase de obras do programa não foi iniciada esse ano por conta da pandemia, mas todas as 14 comunidades beneficiadas já possuem projetos habitacionais de reformas de suas casas”, concluiu.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img