spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Novos ângulos da cidade sorriso são retratados em livro

spot_imgspot_img

Mais lidas

Apaixonado pela cidade de Niterói o fotógrafo Antonio Schumacher, criou a obra Niterói em Fatos e Fotos,  como declaração de amor à Cidade Sorriso. O livro apresenta 50 dos principais pontos histórico-culturais de Niterói, a maior parte, patrimônios tombados. Todas as imagens são de autoria de Schumacher. Muitas delas pertencem ao seu arquivo pessoal, no entanto, a maioria foi realizada especialmente para o livro.

Apresentando registros em textos bilíngues e fotos em ângulos originais, inclusive aéreos, de monumentos arquitetônicos entre os mais antigos do país, e recantos naturais, o livro Niterói em Fatos e Fotos é uma preciosidade à parte! Nele, os leitores encontrarão prédios centenários, museus, Fortes militares, igrejas, hortos e parques ecológicos, equipamentos culturais e praias paradisíacas. Também estão entre os locais selecionados a lendária Pedra do Índio, o sesquicentenário Theatro Municipal João Caetano – berço das artes cênicas brasileiras – e a Ponte Rio-Niterói, que já foi a segunda maior via suspensa do mundo.

“Observando alguns registros fotográficos existentes das maravilhas de Niterói, percebi que faltava algo, geralmente apenas as fachadas eram retratadas. Daí veio a ideia de produzir um livro de fotos sobre a cidade sob um ponto de vista especial, que incluísse cliques aéreos de drone e ângulos internos, com foco na arquitetura de época, proporcionando ao público uma perspectiva diferente de cada local”, conta Schumacher.

Franciane Barbosa, sua irmã e sócia na DB Editora, que comemora 16 anos de fundação em 2021, abraçou a iniciativa e abrilhantou, ainda mais, a obra com a história resumida de cada ponto retratado, em português e inglês, o que torna o conteúdo do livro mais acessível aos visitantes estrangeiros. Após quatro anos à espera de financiamento, o projeto enfim se realizou por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, tendo como único incentivador o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).

“Nós da DB Editora estamos muito honrados e gratos por fazermos parte dessa nova fase cultural que se inicia em Niterói – um dos poucos municípios do Brasil com Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Agradecemos imensamente a, sempre visionária, Dra. Ilza Fellows, diretora do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) que acreditou em nosso sonho e se uniu a nós neste projeto. Tantos foram os que nos ajudaram que aqui não caberiam toda nossa gratidão. No entanto, precisamos agradecer, também de forma especial ao Dr. Waldenir de Bragança que, por sua tão ilustre presença, não só abrilhantou como consagrou nossa obra. Nossa eterna gratidão a ele por todo carinho e respeito.” Pontua Franciane.

A obra teve distribuição em escolas, faculdades, bibliotecas, instituições filantrópicas e aparelhos culturais, além da Neltur e da FAN. Uma tiragem extra foi reservada para venda.

Especializado, há mais de dez anos, em fotos de arquitetura e paisagens, Schumacher é formado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. O fotógrafo de 40 anos é casado com Sandy Gomes, pai de Bruna e Caio e diretor de design e fotografia da DB Editora.

“Todas as sessões fotográficas foram especiais, emocionantes, cada qual por uma razão diferente. Não tenho palavras para descrever minha felicidade ao ver este trabalho finalizado – sem dúvida uma oportunidade única de demonstrar todo o meu amor por Niterói. Espero que consiga exaltar toda a beleza dessa cidade incrível através das minhas fotos e causar as mesmas sensações maravilhosas que tive em todos que apreciarem essa obra, que tem o propósito de exaltar as riquezas niteroienses, não só para os que aqui residem, mas para o mundo todo.” Finaliza Antonio Schumacher.

Esta obra é o terceiro projeto cultural realizado pela DB Editora através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei nº 3182/2015, que entrou em vigor em agosto de 2017. Esta lei é de suma importância para a cidade de Niterói, pois tem como objetivo fomentar projetos culturais, sendo por isso tão desejada por artistas, produtores e empresas do segmento. Os projetos podem ser totalmente incentivados por pessoa física ou jurídica, com a renúncia fiscal do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e/ou do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), com reembolso de até 100% do valor incentivado, sem burocracia, de forma ágil e simplificada.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img