spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Novos fiscais da Sanemar tem treinamento voltados ao meio ambiente

spot_imgspot_img

Mais lidas

Os novos fiscais de obras e Meio Ambiente do município – convocados recentemente pela Prefeitura de Maricá, aprovados no concurso público municipal realizado em 2018 -, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a Secretaria de Urbanismo receberam treinamento voltado ao meio ambiente.

Com palestras e atividades de campo, a semana, de 07/02 a 11/02, contemplou visitas as Unidades de Conservação do Espraiado e do Silvado, passeio de barco pelo sistema lagunar, curso de legislação na Escola Municipal De Administração Maricá (EMAR), um dia de atividades na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Parque Estadual da Serra da Tiririca, no Recanto de Itaipuaçu, além de formação voltada ao saneamento básico com os técnicos da Sanemar, na sede da Companhia, fechando o ciclo da semana do meio ambiente.

Bruno Marins, diretor de fiscalização de obras e meio ambiente da Secretaria de Urbanismo, responsável por ministrar o treinamento, comentou as atividades.

“Como esses fiscais vão atuar focados na questão do saneamento e do meio ambiente, achamos importante ter uma semana que apresentasse a eles todo potencial ambiental que Maricá possui”, explicou Bruno. “Agora eles já conhecem muitos dos trabalhos que já são desenvolvidos nas unidades de conservação, através da pasta de Cidade Sustentável. Além disso, fizemos uma visita ao sistema lagunar do município com direito a uma aula sobre esse sistema, já que esse é um dos locais que mais sofrem com a questão do esgoto e do lançamento irregular de esgoto”, destacou.

Para o fiscal Alexandre Rodrigues, de 29 anos, que vive em Maricá, as visitas são fundamentais para ampliar a visão dos seus companheiros de trabalho a respeito da complexidade e da diversidade do meio ambiente de da cidade.

“Mesmo sendo morador de Maricá, eu não tinha a visão completa de tudo que o nosso município realiza em prol do meio ambiente. E, essa semana do treinamento tem sido fundamental para eu conhecer toda essa parte. Com certeza essas atividades práticas e teóricas vão nos ajudar muito a desempenhar de forma mais eficiente a nossa função, pois é um conhecimento que agrega demais e nos deixa seguros para colaborar com o desenvolvimento sustentável de Maricá”, afirmou Alexandre.

Fiscais recebem aula de leis ambientais no INEA

Além de ficarem por dentro de todos os trabalhos realizados pelo instituto no município, uma aula sobre leis ambientais com o analista ambiental, referência no assunto, Antônio Carlos Gusmão, foi oferecida aos novos fiscais.

“Quem recebe treinamento se sente respeitado, valorizado porque alguém se preocupou em fornecer o treinamento. Mas depois do treinamento é importante que cada um aqui continue estudando. As leis ambientais são muitas e estão na esfera federal, estadual e municipal. Para exercer um bom trabalho de fiscal é necessário seguir se capacitando”, aconselhou Antônio Carlos Gusmão.

Na avaliação de Isabela Moreira, 28 anos, que se mudou recentemente para Maricá, por conta do novo trabalho de fiscal, mais que leis, é muito importante conhecer aquilo que se vai preservar.

“Maricá tem muitas áreas que precisam ser preservadas e, com essas vistas, palestras e aulas, conseguimos ter um primeiro olhar sobre aquilo que é prioridade, importante e como deve ser feito. Inclusive conhecer tudo isso que nos foi apresentado até aqui, já despertou em mim um sentimento de orgulho por estar trabalhando nesse município”, afirmou Isabela.

Guiados pelos técnicos do Inea, os fiscais conheceram ainda o início do circuito de trilhas Caminhos de Darwin, em Itaipuaçu, e o túnel da antiga Estrada de Ferro Maricá, na Serra do Calaboca, em Inoã.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img