spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Nutricionista dá dicas de como economizar na ceia natalina

spot_imgspot_img

Mais lidas

Com a alta dos preços dos alimentos, a ceia de Natal deve ser ainda mais econômica e com várias adaptações no cardápio deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), O Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) subiu 2,44% em 12 meses, enquanto a inflação dos alimentos subiu 8,83% no período. E para driblar os preços altos e manter a tradição natalina a nutricionista Juliana da Mata da dicas de como fazer uma ceia com alternativas mais baratas e com melhor valor nutricional.

Insumos como arroz, carne e óleo de soja aumentaram mais de 18% em 2020, todo esse cenário está refletindo no bolso do consumidor e faz com que a criatividade faça parte do planejamento de uma ceia mais em conta na mesa natalina.

De acordo com a especialista a ceia de Natal deve ser pensada como um todo, já que este ano não será possível aglomerações e por isso para evitar desperdício pode ser aplicado uma ceia mais enxuta. Visando os gastos as proteínas costumam ser o mais caro em uma ceia natalina, então, um bom substituto para o peru é o frango.

“O peru que geralmente é uma ave muito grande, pode ser substituído por um frango,coxa e sobrecoxa, ai para incrementar pode ser feito um tempero diferenciado, utilizando pimenta, açafrão que ajuda a melhorar a imunidade. A coxa e sobrecoxa por exemplo pode ser assada ao molho de laranja, que além de temperar ainda saboriza a comida   ”, exemplifica.

Já o tradicional bacalhau pode ser substituído por um peixe mais em conta como a sardinha.

“Ao invés de fazer um bacalhau, pode se fazer a sardinha, que é um alimento rico em vitamina D, já que estamos em época de pandemia, e é um peixe mais em conta, que pode ser servido de diferentes formas. Pode ser feito como pastas, ou servidos também cozida com diversos temperos na panela de pressão”, explicou.

O que ainda contribui para deixar a ceia mais barata é usar as frutas da safra como abacaxi, manga, maracujá, que por estarem na época,.

“Ao invés de usar frutas caras, podem ser usadas as frutas da época, que são mais ricas em seus compostos nutricionais e saem mais em conta do que as importadas. Ao invés das castanhas, nozes e avelã, pode ser utilizado o amendoim, que é uma oleaginosa que é rica em vitamina E e tem gordura boa”, sugere a nutricionista.

Em relação aos brindes, a nutricionista ainda recomenda a utilizar vinhos nacionais e sucos de frutas da época.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img