spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

O que é a Mumbuca Verde, lançada nesta sexta (15) pela Codemar?

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Aeroporto de Maricá recebeu, nesta sexta (15), uma grande cerimônia para o lançamento da plataforma Mumbuca Verde. Em uma cidade com uma moeda social homônima, que tem seu principal benefício de redistribuição de renda, um programa é lançado com o mesmo nome e já começou o burburinho: vem mais um benefício por aí?

A resposta é não. Ou melhor, quem vai ser beneficiada é a natureza. O Mumbuca Verde é uma plataforma por onde é possível investir em Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS) para contribuir com a preservação ambiental e obter benefícios como retorno.

Que tipos de benefícios poderão ser obtidos? O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, responde. “O certificado gerado pela plataforma é o Selo Sustentabilidade Mumbuca Verde. Ele oferece às empresas uma série de benefícios, como uso de práticas ESG (sigla em inglês que significa sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), acesso a crédito com juros menores, preferência em licitações, acesso a incentivos públicos”, explicou.

Mas se engana quem pensa que apenas empresas podem investir em UCS. “É um caminho para qualquer cidadão, qualquer empresa contribuir. Não só comprando seus títulos de preservação, mas também para aquela empresa ou pessoa que tem uma área com ativos ambientais importantes e que podem se tornar ativos do nosso fundo”, completou.

A fundadora e presidente da BMV Global, Maria Tereza Umbelino, destacou o impacto positivo das Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS). “Este é o nascimento de um sistema de comércio de produto de conservação da natureza. Quando a natureza é conservada, ela está produzindo o que chamamos de ‘serviço ecossistêmico’. Inclui a proteção da fauna, flora, evitar que o solo fique desprotegido. Tudo isso produz benefícios que são produtos utilizados por todos nós, pelo planeta inteiro”, disse.

Lançamento – A plataforma foi lançada em um evento que reuniu investidores, poder público e sociedade civil nesta sexta (15). Essa é uma iniciativa da Codemar em parceria com a Govtech Tesouro Verde, pertencente à greentech BMV Global.

Ativista da área, o ator Bruno Gagliasso participou da cerimônia e firmou posição: essa é uma iniciativa que torna Maricá em um polo de referência para o mundo.

“Vocês estão sendo visionários e dando um passo histórico. Não é só daqui para o Brasil, mas para o mundo. Com uma solução brasileira feita por nós, que somos os protagonistas. É preciso se apropriar dessa história, da Mumbuca Verde, da UCS”, disse Gagliasso.

O primeiro lote já foi vendido, o que garante a preservação de quatro grandes áreas de Mata Atlântica em Maricá. Os locais, segundo a Codemar, são ricos em biodiversidade e com nascentes de água. As áreas têm 3.489.800 m² e um total de 2.321 espécies de animais e 18.713 espécies vegetais por hectare.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img