spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Obras da Casa de Cultura, no centro de Maricá, recebe vistoria de técnicos do Inepac

spot_imgspot_img

Mais lidas

Fiscais do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) fizeram nesta terça-feira (03/10) uma visita técnica na Casa de Cultura. Situado no centro da cidade, na Praça Orlando de Barros Pimentel, o monumento tombado pelo instituto passa por um procedimento de restauração.

O objetivo da inspeção foi o de averiguar o estado do patrimônio e acompanhar de perto o andamento da obra, assim como a qualidade dos materiais utilizados.

“Viemos conhecer as soluções que estão sendo tomadas. Como não tem material de época, muita coisa é refeita. Viemos para ver se está tudo de acordo”, avaliou o arquiteto do instituto, Paulo de Castro Coutinho, acompanhado do engenheiro ambiental Wellington Silva. O arquiteto informou que tais informações constarão no relatório que será produzido após a visita.

Após ficar paralisada por quase quatro anos por conta da necessidade de readequações junto à Caixa Econômica Federal, a obra do monumento foi retomada há cerca de dois meses, com autorização do Inepac.

“O Inepac faz uma fiscalização intensa por ser um patrimônio antigo e eles [os técnicos] são muito criteriosos quanto ao segmento da execução dos projetos que aprovam. Nossa equipe de restauração é comandada por dois restauradores de renome. Temos uma tranquilidade de que vai avançar com transparência e celeridade que precisamos para que o projeto esteja inserido nas festas de fim de ano como visitação”, adiantou o responsável municipal pelos convênios e contratos de repasse com o governo federal, Romildo da Silva Candido.

O coordenador do museu, César Brum, falou um pouco do acervo que o visitante vai reencontrar no monumento.

“Temos um pouquinho de tudo no aspecto econômico, social e político de Maricá. De moedas de mais de 200 anos encontradas em escavações a material de quase 200 anos de boticas (caixas de madeira onde se levavam os primeiros remédios) que tinham em Maricá, entre outros objetos”, declarou o historiador.

Sendo um dos principais pontos turísticos do município, a Casa de Cultura já recebeu novos barrotes (vigas de madeira que dão sustentação à estrutura), prospecções (aberturas de pequenos pedaços no piso que permitirão ao visitante observar como era a estrutura original), além de contar com novo forro, assoalho, parte elétrica modernizada com fios subterrâneos, elevador adaptado para dar acessibilidade sem interferir na estrutura local, novas pinturas na fachada e nas cantarias (pedras ao redor das janelas, entre outras modificações.

A intervenção foi aprovada pelo Inepac e é executada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maricá e a Caixa Econômica Federal.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img