spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Obras de urbanização da comunidade São José, em Niterói, avançam; cerca de 1.500 famílias serão beneficiadas com as intervenções

spot_imgspot_img

Mais lidas

Fotos: Leonardo Simplício / ASCOM Prefeitura de Niterói/RJ

As obras de urbanização e infraestrutura da comunidade São José, no Fonseca, seguem avançando. As primeiras ruas já estão recebendo pavimentação e o trabalho nas encostas segue em ritmo acelerado. Cerca de 1.500 famílias serão beneficiadas com as intervenções.

Na Travessa Esperança, que fica na localidade chamada Sem Terra, foram concluídas as etapas de drenagem, meio-fio, sarjetas e calçadas e foi realizada a pavimentação. Também foi feita a requalificação das escadarias, assim como a de pontes de acesso à comunidade. Nesta área, já foram concluídas três das seis contenções previstas.

Já na Rua Jardim Alvorada, mais uma contenção de encosta foi finalizada. Foram utilizadas técnicas como solo grampeado e o sistema Vetiver, método inovador sustentável que consiste em uma gramínea indiana que conserva solos e águas em áreas de poucos recursos. É plantada em camadas após a fixação dos taludes e promove, ao longo do tempo, o efeito atirantado do solo, garantindo maior estabilidade às encostas, já que suas raízes atingem até cinco metros de profundidade.

Das 12 contenções que serão executadas na comunidade São José, quatro receberão o novo sistema. “Estas áreas foram escolhidas por apresentarem características específicas, como resistência ao fogo, crescimento e desenvolvimento nos mais diferentes tipos de solo e capaz de suportar períodos de estiagem superiores a seis meses”, explica o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

Além das contenções de encostas, será feita a pavimentação de vias, a construção de uma quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade, brinquedos para crianças e um anfiteatro. “A obra está sendo realizada em subáreas divididas em vias da comunidade”, diz o secretário.

As intervenções na comunidade fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento do município é de aproximadamente R$ 45 milhões.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img