spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Opinião: “Vai começar a treinar em 2021?”

spot_imgspot_img

Mais lidas

Se fazer atividade física de forma regular é um problema para você, no ano passado ao menos houve uma boa desculpa para isso. Academias fechadas ou com protocolo para uso; praças, praias e calçadões com restrição de horários. Sobrou a residência para conseguir manter a forma. Para que isso se tornasse realidade foi necessário fazer algumas adaptações. Mas nem todos conseguiram acompanhar essas mudanças.

Muita gente ganhou peso nesse período. Culpa da quarentena. A falta de convívio social é um problema para a saúde e qualidade de vida de milhões de pessoas. Mas estamos em um novo ano, e, com ele, as suas famosas resoluções.

Sugiro aqui 4 itens de reflexão para quem quer começar a entrar em forma em 2021:

O primeiro é sobre pensar que os que se adaptam melhor a essa nova realidade não são só aqueles que têm força de vontade, mas que contam com a ajuda de familiares e amigos.

Segundo é preciso ter objetivos de curto e médio prazo: quanto peso corporal você quer perder até o final de março, quando acaba o verão? Ou: quanto sobrepeso você quer ou precisa se livrar até o próximo natal, facilitando a vida do seu coração?

O terceiro é traçar as estratégias: quais atividades físicas estão disponíveis? Quais realmente você gosta? Quanto tempo diário e semanal você tem? Quem eu consigo convencer de estar comigo nessa? – porque junto com alguém, um incentivando ao outro, é mais fácil.

Claro que não são questões simples. Objetivos e estratégias para a atividade física precisam estar em acordo com os profissionais de saúde. Médicos precisam tê-lo liberado para o exercício em que pulmão e coração vão trabalhar mais; profissionais de educação física o ajudarão na correta forma de execução dos exercícios e no binômio volume-intensidade – que sem esses conhecimentos podem evitar lesões e perda de tempo com atividades com baixo resultado.

Por último o local: seja em casa, na academia ou em áreas públicas vista uma roupa confortável e veja o quanto pode se melhorar nesse ano que está começando e, por isso mesmo, abre uma boa oportunidade de comparação com esse novo você, o do próximo dezembro, por exemplo.

Exercício físico é isso: ser otimista e investir no futuro em que somos nós os protagonistas de nossas escolhas. Concentrarmos em nossa saúde, em um novo estilo de vida, e levarmos para esse caminho quem amamos e queremos bem.

Feliz vacina em 2021!

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro é docente do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Santa Úrsula.

* As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem, obrigatoriamente, a opinião do site e jornal. As colunas e artigos de opinião são de colaboração espontânea, sem vínculo empregatício.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img