“Orla Zé Garoto”, no Boqueirão, é inaugurada e se torna mais um ponto turístico de Maricá

Foto: Reportagem ErreJota Notícias

Foto: Reportagem ErreJota Notícias

Foi inaugurada, no fim da tarde desta sexta-feira (21/09), a Orla Zé Garoto, na Avenida Prefeito Ivan Mundim, que margeia a Lagoa do Boqueirão e liga o Centro com a Barra de Maricá. O espaço, que teve seu nome escolhido em homenagem ao município vizinho São Gonçalo, reuniu diversas autoridades e moradores dos bairros vizinhos.

O espaço foi revitalizado e arborizado, e a avenida ganhou também nova pavimentação asfáltica. A faixa de areia conta com quadra de vôlei, dois chuveiros e pequenos abrigos com cobertura de palha. Uma encosta para acesso de jet-skis e pequenas embarcações também foi instalada. Traffic calmings (faixas de pedestres elevadas) também foram instaladas ao longo da via. As obras começaram em maio, logo após a inauguração do calçadão da Barra de Maricá. (Foto: Gabriel Reis)

O prefeito Fabiano Horta comentou sobre as obras que vem acontecendo no município. “Para nós, é muito importante abrir espaços e áreas como essas em Maricá. A gente está transformando esse bruto diamante em uma linda joia. A gente precisa, a cada dia, dar à cidade essa dimensão de beleza estética, de beleza funcional, que expressa um cotidiano que serve as pessoas e cria uma dimensão de pertencimento”, acredita.

Fabiano aproveitou para explicar a razão da escolha do nome. “Quem descobriu esse espaço, antes mesmo do maricaense, usando, cultivando e estando por aqui, foi o povo de São Gonçalo. Gente que aos finais de semana enchem esse lugar. Quando resolvemos homenageá-los nomeando a orla como ‘Orla Zé Garoto’, o que queremos dizer é que o mundo é de todos. Essa lagoa pertence ao território de Maricá, mas pode, deve e tem que ser usada por todos os habitantes do Rio de Janeiro”, e lembrou que, neste sábado (22/09), é aniversário do município gonçalense.

Renato Machado, secretário de Obras, falou de intervenções que estão sendo feitas em toda a cidade. “Hoje são quase 100 obras acontecendo simultaneamente. A minha vontade, hoje, é de finalizar o Recanto de ltaipuaçu. Boa parte da equipe está lá fazendo a dragagem do canal, a construção da passarela, o calçadão do Recanto, urbanização e pavimentação de algumas vias e eu quero entregar até o final do ano para a população. Quero entregar, em breve, a orlas das Lagoas das Amendoeiras e do Marine, em São José do Imbassaí, e do Parque Nanci. Vamos começar também a orla do Jacaroá, entregando até o próximo carnaval e tem ainda a Orla de Jaconé, que também deve ser entregue ou no final do ano, ou no Carnaval”, comentou.

O vereador Ismael Breve (DEM) mora no bairro de Zacarias, vizinho do Boqueirão, e falou da alegria em ver o local revitalizado. “Nasci e cresci aqui. Andava essa área a pé e era só um caminhozinho. Ao ver essa área revitalizada, fico muito feliz e emocionado. A obra é importante e vai trazer turismo e desenvolvimento para o nosso município”, afirmou.

(Autoridades descerram a placa de inauguração. | Foto: Adriana Reis)

 

 

Notícias Relacionadas