spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

Pare de romantizar o Empreendedorismo!

Priscilla Caminha
Priscilla Caminha
Mentora e escritora especialista no tema empreendedorismo, posicionamento digital e comunicação

Mais lidas

É tanta gente virando empreendedor… Mas o problema não é esse, e sim o fato de acharem que empreender é fácil e que não precisa se preparar para isso.

Acredito que você já deve ter lido sobre pessoas que superaram dificuldades e assumiram as rédeas de suas vidas quando decidiram empreender. Eu sou uma dessas pessoas! Mas, olha, deixa eu te contar uma coisa: não é fácil não. Você vai precisar estudar muito, se dedicar, ter foco, disciplina, planejamento e muita coragem para fazer a coisa toda acontecer.

Não existe fórmula mágica e nem pílula do dia seguinte para o empreendedorismo.

Priscilla Caminha, mentora e escritora especialista no tema empreendedorismo, posicionamento digital e comunicação

Eu amo ser empreendedora, porque através do meu negócio tive a oportunidade de me conhecer, potencializar minhas forças e viver o meu propósito, e sim, isso é lindo, mas não é só disso que vive o empreendedor, né, e essa parte é a que ninguém conta.

Primeiro que empreender não é para qualquer um. Empreender não é só ter ideias, mas é saber como viabilizá-las e se prepara para isso.

A verdade é, que o empreendedorismo se transformou em uma grande febre no Brasil e no mundo. Saiu do desconhecido há algumas décadas, e passou a ser conhecido, estudado e reconhecido como um dos grandes motores da economia. Cases de sucesso surgem de pessoas que começaram pequeno e criaram grandes marcas, como Google e Facebook, por exemplo. Essas histórias são importantes e incentivam outras pessoas iniciarem seus negócios e implantarem suas ideias. Novos empreendedores vão nascendo, todos os dias.

A nossa tendência é a de contar e escutar histórias simplificadas e romantizadas, pulando todas as etapas duras e difíceis do processo, deixando de fora o que de fato, amadurece e faz o empreendedor se tornar uma pessoa de sucesso e resultados.

Foto: Pixabay

A parte bonita da história existe e precisa ser considerada como motivação e inspiração para todos que estão começando a empreender, obviamente. Ter uma visão, saber onde deseja chegar e por que.

Mas o segredo está além da parte romântica do empreendedorismo.  Empreender não é algo fácil, é trabalho duro. Quem monta seu próprio negócio deve estar pronto para virar noites, renunciar a tempos de lazer, ter muitas dúvidas e enfrentar grandes dificuldades. É se capacitar diariamente para que tudo aconteça. É estudar o mercado, a concorrência, ser inovador. É ter paixão, mas também saber que todo negócio só se mantém se tiver resultados (lucro, satisfação do cliente e satisfação dos colaboradores).

Então, vamos parar de romantizar as coisas e entender que o processo existe, que o sucesso não acontece de um dia para o outro e que cada pessoa conta a sua história e que, para que essa história vire uma inspiração para você, essa pessoa precisou passar por muita coisa na caminhada até alcançar o palco que você vê hoje.

Empreender de verdade tem muito mais a ver com o bastidor do que com o palco que todo mundo vê.

Foto: Pixabay

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias