spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Patrimônio histórico da região é tema de debate no Henfil

spot_imgspot_img

Mais lidas

Divulgação

Nesta quarta-feira (11/04) mais uma vez o Cinema Público Henfil recebe, a partir das 14h, um dia de conversa sobre patrimônio histórico-cultural. Neste segundo encontro promovido pela Secretaria de Cultura de Maricá, o debate gira em torno de “O Patrimônio Histórico do Leste da Guanabara”, com exposição fotográfica relacionado ao tema. Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Tanguá são os seis municípios que se englobam nessa região.

“Toda essa região tem uma história comum porque, antes de ser fundada a Vila Santa Maria de Maricá, em 1814, nós éramos um território muito maior, que ia até Cachoeira de Macacu, ia do Rio de Janeiro a Cabo Frio. Então, Maricá pertencia a um território gigantesco antes de ser desmembrada para se tornar vila. E daí essa nossa história comum com esses municípios vizinhos”, explica Renata Gama, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico da secretaria.

Para a secretária de Cultura, Andréa Cunha, essa integração cultural com os municípios vizinhos é de extrema importância para a valorização da nossa história, das nossas memórias e, sobretudo, da nossa cultura. “Na Europa, este é o ‘Ano do Patrimônio Cultural’ e estão sendo realizados diversos eventos sobre o assunto nos países do continente europeu, o que só demonstra o quanto esse assunto é relevante nos dias atuais”, destaca Andréa.

Entre os convidados para a roda de discussões estão o professor Sérgio Linhares, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC); o professor Werther Holzer, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF); e David Antunes, presidente do Instituto Histórico Geográfico de Itaboraí, além de representantes de outros municípios e todas as pessoas interessadas, moradores das cidades, para enriquecer o debate.

O evento é aberto ao público. O Cinema Henfil fica na Rua Domício da Gama, 291, esquina com a Rua Alferes Gomes, no Centro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img