spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Pacientes de fora da cidade ocupam 10% dos leitos do Hospital Che Guevara

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, completou na quarta-feira (03/06) um mês de funcionamento pleno. A taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 no Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), caiu 66% neste período, passando de 93% no dia 3 de maio para apenas 27% no dia 30. Da mesma forma, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, das 111 internações nesse período cerca de 11 se deram com pacientes provenientes de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, São Gonçalo e até Silva Jardim.

O hospital funciona exclusivamente no combate à pandemia, abriu as portas com 35 leitos no total e atualmente conta com 56 leitos com equipamentos de suporte de vida como respiradores. Na última terça-feira (02/06), a unidade registrava 36 pacientes internados, sendo 17 no Centro de Terapia Intensiva e 19 na Unidade Semi-Intensiva.

De acordo com a secretaria de Saúde, dos 111 internados até o último dia 30 de maio, 59 tiveram alta, ou seja 55,1%.

“O primeiro mês foi muito importante porque fizemos a inserção do hospital no fluxo da nossa rede de urgência e emergência, com anteparo do Hospital Conde Modesto, do Posto Santa Rita e da UPA de Inoã. Começamos a treinar as equipes para uma resposta rápida, fazendo movimentar mais os leitos. Com isso, conseguimos diagnósticos mais precoces e um número menor de óbitos”, avalia a secretária de Saúde, Simone Costa. 

Casos – Maricá registra, até quinta-feira (04/06), 560 casos confirmados de Covid-19, com 38 óbitos e 448 pacientes curados.

Estrutura interna da unidade

Os resultados em atendimento também guardam relação com o nível tecnológico. O hospital Dr. Ernesto Che Guevara conta com equipamentos de alta complexidade como cinco aparelhos de Raio X digitais e portáteis, quatro arcos cirúrgicos, um para cada centro cirúrgico, 45 ventiladores pulmonares avançados e monitores paramétricos com alto padrão de qualidade.

Mas a grande estrela da unidade é mesmo o tomógrafo Canon de alta complexidade, o único instalado em uma unidade pública em todo o estado. Com 64 canais – que podem ser convertidos em 128 –, o tomógrafo fará do Che Guevara também um centro para pesquisas avançadas em outras áreas, como a coronariana.

 

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img