spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Petrobras conclui em julho gasoduto que leva pré-sal até o Gaslub, em Itaboraí

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Petrobras vai concluir em julho a instalação do gasoduto da Rota 3, que vai levar o pré-sal extraído da Bacia de Santos ao Polo Gaslub (antigo Comperj), em Itaboraí. Após o término das obras, serão feitos testes na infraestrutura e apenas em agosto, o gasoduto vai começar a operar.

A informação foi dada pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, em Houston, na Offshore Technology Conference, na última quarta-feira, 08. Com o gasoduto funcionando, a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), principal unidade do Gaslub, também entrará em operação.

A Petrobras informou que em breve será feita uma operação de gás reverso. Atualmente, há quase três mil operários trabalhando no canteiro de obras. A conclusão do gasoduto é fundamental para a exportação e o aproveitamento do gás dos campos do pré-sal em terra. Até o momento, para contornar a falta de infraestrutura, a estatal injeta o insumo de volta ao subsolo marinho, o que compromete, por outro lado, o programa Gás para Empregar, que prevê a ampliação da oferta no mercado interno para baratear o produto.

Polo Gaslub, em Itaboraí, tem obras retomadas/Foto: Agência Petrobras

No próximo dia 28, a Petrobras receberá as propostas para a instalação de um trecho remanescente de oleodutos e de conversão adutora. O edital inclui o fornecimento de bens e serviços para a elaboração do projeto executivo, a construção civil, montagem eletromecânica e comissionamento. 

No Polo Gaslub a estatal mantém também um projeto de refino, com três unidades de HCC (Hidrocraqueamento Catalítico), uma unidade HDT (Hidrotratamento), e outra de HIDW (Desparafinação por Isomerização por Hidrogênio). Na refinaria, serão produzidos óleos lubrificantes do tipo dois, óleo diesel S-10 e querosene de aviação de baixo teor de enxofre.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img