spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Amor incondicional: aluna do “Programa Viver Bem” doa um rim para o pai

spot_imgspot_img

Mais lidas

Divulgação

Há pouco mais de um ano, quando Nathalia Pinheiro, de 30 anos, moradora de São José do Imbassaí, ficou sabendo das atividades promovidas pelo Programa Viver Bem – iniciativa da Coordenadoria de Bem-estar e Qualidade de Vida, da Secretaria de Saúde – seu objetivo era perder peso e sair do quadro de obesidade, mas sua motivação ia muito além da estética. Nathalia precisava estar com a saúde em dia para realizar o sonho de doar um rim e salvar a vida de seu pai, o aposentado Ivan Pinheiro, de 56 anos, que sofria de uma grave doença renal. A cirurgia foi realizada com sucesso.

“Me prontifiquei a ser doadora, já que ele precisava de um transplante para sair da hemodiálise. Já na consulta, após saber que eu era compatível, o médico me disse que precisava perder 15kg pelo menos”, lembrou Nathalia. “Ser doadora para o meu pai sempre foi o meu sonho e quando soube que a Prefeitura oferecia atividades físicas gratuitas, busquei o Viver Bem. Naquele momento eu não tinha como arcar com custos de academia e nutricionista”, explicou Nathalia. Só que em vez de 15kg, conseguiu perder 23Kg (estava com 98 kg) com muita ginástica, uma das atividades oferecidas pelo programa.

Segundo Ivan, desde criança Nathalia já dizia que um dia doaria o rim. “Meu sentimento é de felicidade. Amo minha filha muito antes disso tudo, sempre a amei e conforta meu coração saber que ela está bem e com saúde”, afirmou Ivan, que já fez outros dois transplantes de rim. “Acompanhei de perto a força de vontade dela, não pude estar junto sempre devido à rotina do meu tratamento, mas quando dava eu estava lá e pude sentir a determinação dela em perder peso para me salvar”, completou. “Tem que ter coragem,  passar por três transplantes não é para qualquer um. A primeira cirurgia eu tinha 16 anos e o doador foi o meu irmão mais velho e vinte anos depois a doadora foi uma das minhas irmãs, mas agora os médicos disseram que é definitivo e me sinto muito bem. Todos os dias agradeço a Deus e à minha filha por estar vivo”, disse emocionado.

Mesmo após a doação, Nathalia não pretende parar as aulas ginástica. “Quando comecei meu ritmo era mais intenso até pela prioridade em eliminar bastante peso, mas agora, três meses depois da cirurgia estou retornando aos poucos e vou continuar frequentando o Viver Bem. Sou grata ao programa e à Prefeitura, pois despertou em mim uma vontade de continuar praticando os exercícios e vou levar isso para a vida, afinal é a minha saúde”, frisou.

Para Fernanda Ramos, professora de ginástica do Programa Viver Bem, o grande objetivo do projeto é proporcionar melhoria na saúde e na qualidade de vida da população de Maricá. “Qualquer um pode e deve mudar os maus hábitos e buscar um estilo de vida mais saudável. Para começar uma atividade física basta ter disposição”, garantiu a professora. “Aqui todos conhecem a história da Nathalia e do Ivan, é muito motivadora para nós professores e profissionais da saúde. Cada aluno tem a sua própria historia, sua individualidade e nós estamos aqui para ajudar e abraçar cada causa”, ressaltou Fernanda.

“A maioria dos programas da nossa Coordenadoria tem como foco a socialização e o ser humano. Queremos promover a qualidade de vida no município e com isso diminuir a quantidade de pessoas nas emergências, nas urgências em UPAS e hospitais”, declarou o coordenador de Bem-Estar e Qualidade de Vida, Rogério Peixoto. “Histórias de superação como a da Nathalia são gratificantes. Isso mostra para as pessoas que às vezes não valorizam ou não dão muita credibilidade ao poder público que o governo municipal possui iniciativas concretas e que dão bons resultados. Maricá é pioneira em muitos programas”, concluiu Rogério.

Pessoas interessadas em participar das atividades oferecidas pelo Programa Viver Bem devem comparecer à Arena São José (antiga quadra do Dínamo) portando RG, CPF, comprovante de residência, atestado de saúde e declaração escolar no caso de estudantes.

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img