spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Portaria estabelece novas regras para a pesca nas lagoas de Maricá; confira

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Katito Carvalho / Divulgação PMM

A nova portaria interministerial, assinada pela Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério do Meio Ambiente, e que regula a atividade pesqueira no sistema lagunar da cidade, foi a pauta de um encontro entre o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Júlio Carolino, e os pescadores da colônia de Zacarias. Dentre as novas regras, está proibida a pesca nas pontes do sistema lagunar, seja em cima ou embaixo das vias, e também na região da Lagoa Brava, em Itaipuaçu. As normas passam a valer a partir da publicação da portaria, prevista para esta semana.

Outras medidas da resolução estabelecem que a pesca está permitida nas lagoas de Maricá (no lado oeste da cidade), da Barra, do Padre e da Guarapina. As redes de emalhe ou de espera deverão ter mil metros de comprimento máximo, com altura de 3,50 metros. Para pesca de peixe, a malha deverá ser de 30 milímetros entre os nós, e para camarão, de 25 milímetros. Com tarrafa, a malha terá 25mm, e para camarão de 1,25 centímetros. Os barcos de pesca podem ter até 8 metros de comprimento e motor com potência de até 18hp. Os barcos a motor poderão ser usados entre as 6h e as 20h. Quem usar redes de emalhe ou espera terá de preencher um formulário, chamado de Mapa de Captura.

Para Júlio Carolino, as normas representam uma vitória para os pescadores após dez anos de espera. “Isso é uma conquista para o povo, e até pedimos desculpas a eles por tanto tempo de sofrimento e incerteza que passaram. Após a publicação da portaria, teremos cartilhas explicativas e vamos implantar uma sinalização que vai apontar onde se pode ou não pescar”, explicou o secretário, ao lado da presidente da colônia Z-7, Lidiane Viera. “Tudo isso é uma alegria para nós. Todos aqui ficaram felizes porque agora se sentem mais seguros para exercer a pesca, sem receio de passar por constrangimentos”, frisou ela.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img