spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Pré-matrículas em escolas estaduais começam na próxima terça (05)

spot_imgspot_img

Mais lidas

Terão início na próxima terça-feira (05) e seguem até 04 de dezembro deste ano o período de pré-matrículas para escolas da Rede Estadual de Ensino. São mais de mil unidades escolares com vagas abertas. As inscrições serão feitas através do site “Matrícula Fácil” (clique aqui).

Na 1ª fase, os alunos devem escolher três opções de sua preferência, sendo que serão alocados em apenas uma unidade de ensino. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), os estudantes são alocados obedecendo os critérios, do art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo: preferência à pessoa com deficiência, conforme estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal; permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente; em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

No momento da inscrição, o interessado poderá escolher escolas que ofertam Ensino Médio Regular; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em tempo integral (em que o estudante também faz um curso técnico), Ensino Médio Intercultural (que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira), Ensino Médio Inovador (com propostas curriculares inovadoras nas escolas), Curso Normal (Formação de Professores), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, escolas de Ensino Médio em tempo integral com ênfase em Empreendedorismo.

O número de unidades de ensino com turmas em tempo integral vai aumentar de 290 para 600, o que representa metade das escolas de ensino regular do estado. Nesses colégios, os cursos serão voltados à obtenção de empregos, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Além disso, os estudantes terão carga horária ampliada de Português, Matemática e Inglês.

A relação de nomes dos alunos alocados será divulgada no site “Matrícula Fácil” no dia 20 de dezembro. Os alunos deverão confirmar a matrícula diretamente nas escolas entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2020.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

A renovação de matrículas na rede pública estadual começa no dia 4 de novembro. O responsável – ou o próprio aluno, maior de 18 anos – deve ir à escola em que está matriculado para garantir a vaga no próximo ano letivo, até o dia 22 de novembro.

O procedimento de renovação de matrículas é simples. As escolas e os professores estão orientados a reforçar a necessidade de o estudante garantir a vaga para o ano letivo de 2020.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img