spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura de Maricá afirma que problemas nos boletos do IPTU estão resolvidos

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá emitiu nota informando que foi normalizado o sistema de emissão pela internet da guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019. Muitos contribuintes enfrentaram problemas no momento de efetuar o pagamento dos boletos que não eram reconhecidos pelos bancos. 

Mas, atenção! Os boletos emitidos finais de semana e feriados só deverão ser pagos no primeiro dia útil após a emissão. O sistema bancário só aceitará o pagamento dos boletos com os dados cadastrais (Nome, CPF e CEP) atualizados e isso é feito apenas em dias úteis. Trata-se de uma exigência do Banco Central e que nem todos os bancos já contam com a tecnologia para atualizar esses dados automaticamente.

 O problema no sistema foi constatado na interface de envio de dados entre o banco e a Prefeitura. A Prefeitura afirma ainda que nenhum contribuinte será prejudicado.

Quero deixar claro que quem não conseguiu pagar no período do desconto do IPTU que foi até o dia 28 de fevereiro, e veio aqui para retirar a guia ou recebeu o carnê e não conseguiu pagar, não vai perder o desconto. Continua com desconto de 15% para cota única e 10% na primeira parcela. O contribuinte não será prejudicado”, reiterou a coordenadora de Receitas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Lawrice Souza, acrescentando que será dada isenção de juros e multas.

Desde o dia 4 de fevereiro, quando se deu início a retirada da guia pela internet ou no ponto físico de atendimento nos Serviços Integrados Municipal (SIM) de Inoã, Itaipuaçu e Centro, o contribuinte encontrava dificuldades para acessar o site e emitir o boleto. No entanto, para amenizar os transtornos, foi montada no SIM do Centro uma força-tarefa com mais de 50 pessoas para melhorar o atendimento.

“Apesar dos contratempos, recebemos elogios através da Ouvidoria. As pessoas falavam que o atendimento demorava, mas que foram muito bem atendidas. Mesmo cansada, a equipe manteve o mesmo ritmo com simpatia e disposição”, relembrou Laurice Souza.

Os números de arrecadação refletem o esforço das equipes. De acordo com a Secretaria foram arrecadados em IPTU em fevereiro deste ano cerca de R$ 15,6 milhões, contra R$ 12,1 milhões no mesmo período de 2018.

O total arrecadado em 2018 foi de R$ 15,6 milhões e em 2019, até o momento, o total já é de R$ 15,9 milhões. O crescimento se deu em função da melhoria da base de dados, da ampliação do serviço de atendimento direto ao contribuinte, especialmente no meio digital e do próprio processamento.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img