Prefeitura de Niterói anuncia projeto de revitalização da orla da cidade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói anunciou, na última quinta-feira (27), um projeto de revitalização dos seus 12 quilômetros de orla. A obra vai ser feita entre o Mercado São Pedro, na Ponta da Areia, até a Praia de Charitas. O trajeto vai ganhar decks, mirantes e novo paisagismo, entre outras melhorias. A previsão é de que os trabalhos comecem no primeiro semestre do ano que vem e sejam concluídas em 2020.

Para o prefeito de Niterói Rodrigo Neves, a obra será revolucionária e colocará Nierói na rota do turismo internacional. “A transformação que vai acontecer na orla será impactante e vai mudar a dinâmica da cidade. Será uma mudança comparável à implantação do túnel Charitas-Cafubá, só que agora na Zona Sul. A orla vai adquirir a dimensão de cidades internacionais, estimulando o turismo, valorizando imóveis e tornando esse passeio ainda mais agradável e belo”, afirmou.

Serão três frentes de obras, que podem acontecer de forma simultânea, mesmo que não comecem ao mesmo tempo: do Mercado São Pedro ao Forte Gragoatá, do Forte ao início da Estrada Fróes e na praia de Charitas.

O primeiro trecho a entrar em obras será entre o Forte e a Estrada Fróes, que totaliza quatro quilômetros, com a reforma do calçadão e a arborização na calçada junto aos prédios – que além da harmonia estética, vai priorizar o ecossistema, com a utilização de espécies nativas. A Praça Getúlio Vargas também será revitalizada.

O trecho também vai ganhar dois decks, um no Gragoatá e outro logo no início da Estrada Fróes. Na Fróes, o local se chamará “Mirante Grael”, em homenagem à família Grael, ídolos da vela.

Os moradores de Niterói também poderão opinar sobre os novos modelos de quiosques da Praia de Icaraí. Os dois projetos estão disponíveis para votação clicando aqui. A consulta vai até 24 de outubro.

Rodrigo Neves destacou ainda outras revitalizações importantes que serão realizadas em diferentes áreas da cidade, como o Mercado Municipal Feliciano Sodré (Centro), Alameda São Boaventura (Fonseca), Concha Acústica (São Domingos), e a criação do Museu do Cinema (Centro) e do Parque Orla Piratininga.

“Nos últimos anos a cidade vem recebendo uma série de obras e intervenções que transformam muitas regiões e mudam a vida das pessoas para melhor. A Prefeitura está investindo milhões em obras de contenção em mais de 50 encostas da cidade, em macrodrenagem e urbanização de diversos bairros da Região Oceânica, na revitalização de espaços de convivência, e na reforma e ampliação de unidades de saúde e escolas. O Projeto Orla é mais uma dessas iniciativas. Temos ainda muitos desafios, mas estamos trabalhando sério para tornar Niterói a melhor cidade para viver e ser feliz”, finaliza o prefeito.

Notícias Relacionadas