spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura de Niterói disponibiliza novo formato de guia para IPTU 2023

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Niterói adotou uma nova guia de cobrança do IPTU 2023.

Agora, a guia virá em formato de carta, passando a ter uma única folha contendo um QR Code para pagamento via PIX da cota única e códigos de barra para pagamento das cotas mensais.

As informações do antigo carnê, como valor venal do imóvel e os descontos recebidos, estarão inclusas no novo formato. As novas guias estão sendo enviadas pelos Correios aos contribuintes.

“Estamos verificando uma mudança no perfil de acesso aos nossos serviços, que têm sido cada vez mais digitais. A nova carta de cobrança do IPTU segue essa tendência proporcionando maior agilidade e economicidade. A carta consolida informações essenciais do imóvel e estimula a consulta online de informações complementares para que o contribuinte possa ter acesso aos valores das dívidas em aberto da forma mais atualizada possível. Também passamos a disponibilizar a opção de pagamento via PIX”, explicou a secretária de Fazenda de Niterói, Marília Ortiz.

Os contribuintes que quitarem o IPTU 2023 em cota única até o dia 6 de fevereiro, receberão 8% de desconto. Receberão um desconto que chega a 12,6% aqueles que fizeram a Declaração de Informação Cadastral do Imóvel (DeCad) e estão incluídos no benefício da Lei do Bom Pagador.

Para os que optarem pelo pagamento em onze parcelas mensais, de fevereiro a dezembro, o primeiro vencimento será no dia 10 de fevereiro.

Segundo o economista Gilberto Braga, existem vantagens em se realizar o pagamento pela cota única “A vantagem ela se dá em que você não perde o prazo, se desonera dessa obrigação e tira, portanto, essa preocupação do orçamento e das obrigações. Do ponto de vista financeiro, o que acaba acontecendo é que o desconto no IPTU ele é proporcionalmente menor do que o rendimento das aplicações de renda fixa. Ele hoje é mais ou menos semelhante ao rendimento da poupança de forma proporcional e ele é menor ou seja, o desconto representa uma vantagem menor do que a vantagem de se aplicar em renda fixa”.

Em conclusão, o profissional explica “Só a a Selic, a taxa básica está em treze e setenta e cinco em doze meses então quando você proporcionaliza essa taxa básica que não deve cair no primeiro semestre de 2023 significa que quem tem dinheiro se quiser ter o trabalho de pagar todos os meses a cota mensal vai fazer o melhor negócio”.

A Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua da Conceição, n° 100, recebe os contribuintes para esclarecer quaisquer esclarecimentos sobre o IPTU, agendando o atendimento pelo Portal de Serviços da Prefeitura. As dúvidas também podem ser enviadas ao e-mail cac@fazenda.niteroi.rj.gov.br.

A Secretaria Municipal de Fazenda também disponibiliza, na sede da instituição, três totens de autoatendimento para emissão da segunda via do IPTU.

Confira abaixo o calendário para pagamento das cotas mensais:

Cota 01 – 10 de fevereiro
Cota 02 – 10 de março
Cota 03 – 10 de abril
Cota 04 – 10 de maio
Cota 05 – 12 de junho
Cota 06 – 10 de julho
Cota 07 – 10 de agosto
Cota 08 – 11 de setembro
Cota 09 – 10 de outubro
Cota 10 – 10 de novembro
Cota 11 – 11 de dezembro

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img