spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura denuncia invasão de galpão por vereador e registra ocorrência na Delegacia

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação PMM-RJ

A Prefeitura de Maricá registrou um boletim de ocorrência na tarde desta segunda-feira (15) relatando uma invasão no galpão onde estão guardados os dois catamarãs NomaDb, modelo 7cc, recentemente adquiridos pelo Executivo para ações de fiscalização tanto dentro do complexo lagunar, quanto no mar (já que as Ilhas Maricás estão dentro do escopo de atualização da Secretaria de Cidade Sustentável). Segundo a ocorrência, registrada na 82º DP – Maricá, pelo menos cinco pessoas (dentre elas um vereador) entraram no galpão sem qualquer autorização.

O galpão, que fica em Ubatiba, teve seu portão avariado durante uma chuva recente, mas estava fechado. Entretanto, técnicos da secretaria que foram ao local constataram que um portão traseiro teve seu cadeado arrombado, o que permitiu a invasão do local.

Segundo o Executivo, a invasão se configura a partir do fato de que não havia nenhum funcionário da Prefeitura no local que pudesse eventualmente ter autorizado a entrada dessas pessoas – todas já identificadas a partir de vídeos postados nas redes sociais. Nas imagens, que foram entregues na delegacia, é possível ver o grupo inclusive subindo nas embarcações e mexendo nos comandos.

As embarcações NomaDB estão guardadas em condições ideais no galpão, aguardando enquanto as tripulações completam o treinamento necessário para que possam ser empregadas pela secretaria. O investimento total foi de R$ 643 mil, correspondentes ao casco, aos motores (cada um dos quatro custa R$ 60 mil), aos equipamentos e ao treinamento das tripulações.

As embarcações tem 24 pés de comprimento (cerca de 7,32 metros), 2,45 metros de largura, casco duplo e são pilotadas de um console central. Estão também dotadas de todos os equipamentos de navegação e comunicação exigidos por lei. Por serem destinadas a atividades de fiscalização que exigem deslocamentos rápidos e em condições nem sempre favoráveis (mar aberto), ambas possuem potentes motores Mercury de 150 hp, o que permite uma velocidade máxima de 44 nós (82 km/h). Seu casco do tipo catamarã é exatamente o indicado tanto para mar aberto quanto para superfícies com baixo calado, como é o caso do complexo lagunar de Maricá, bastante raso em alguns pontos. Graças a tal característica, as embarcações podem chegar a qualquer ponto das lagoas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img