spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura divulga esquema especial para o Réveillon

spot_imgspot_img

Mais lidas

Divulgação

Os preparativos para o Réveillon em Maricá já começaram. Os palcos estão sendo montados nos 12 pontos de festa distribuídos pela cidade de Jaconé a Itaipuaçu, com apresentações de artistas como Geraldo Azevedo, Jô Borges, Grupo Tô Kerendo, Marianna Cunha, Moniquinha Ângelo, Forró Brasil, Marinho Duka, Banda Thunderock, dentre outros. Para garantir a segurança dos moradores e visitantes durante os shows que começam às 20h do dia 31 de dezembro e se estendem até às 2h do dia 1 de janeiro, a prefeitura organizou um esquema especial de atendimento.

A Empresa Pública de Transportes (EPT) disponibilizará ônibus no horário noturno no dia 31/12 para as comemorações do Ano Novo. As viagens para Ponta Negra via Manoel Ribeiro irão até o DPO e retornarão pela mesma via. Já viagens via Cordeirinho irão até a curva do “S” e retornarão. A empresa informa ainda que alterações podem ocorrer no decorrer do dia de acordo com a interdição das vias. 

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito vai mobilizar um grande efetivo nos pontos da cidade onde haverá shows e queima de fogos. Serão ao todo 180 profissionais entre agentes de segurança, orientadores de trânsito e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) atuando durante as festividades em todos os locais de shows. O órgão irá utilizar 23 viaturas, dois quadriciclos, duas motos e 40 rádios digitais para ajudar na comunicação. Em cada um desses pontos, haverá uma tenda da secretaria com agentes de segurança que irão identificar as crianças e adolescentes com pulseiras e orientar o público.

Interdição de ruas

No dia 31/12, as ruas próximas aos locais dos shows serão interditadas das 17h às 2h. Em Araçatiba, por causa do túnel de Luzes, a Rua Álvares de Castro será interditada na altura do Fórum a partir das 16h. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) irá liberar estacionamento gratuito, com aproximadamente 400 vagas.

Na Barra de Maricá, outro ponto onde é esperado grande movimento, o fechamento ocorrerá próximo à orla na Avenida Litorânea e na Rua João Frejat (antiga Rua 13), entre a esquina com a Rua 12 e a Avenida Maysa.

A Praia das Amendoeiras, em São José de Imbassaí, a interdição na orla da lagoa será no trecho inicial da Rua Mário Leve, entre as ruas E e 27.

Em Ponta Negra, a Rua Carolino do Nascimento (Avenida Litorânea) será fechada entre a chamada ‘vila’ (que dará acesso ao palco) até a altura do posto salva-vidas. A avenida Maysa não sofrerá alteração. Próximo ao palco de Jaconé, as interdições serão nas ruas Um e Dois no lado da praia. Em Cordeirinho, serão fechadas as ruas 90 e 92 na Avenida Maysa, no lado da praia.

Em Itaipuaçu, a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) será fechada na altura da Rua 37. Já na parte da orla, sofrerá interdição o trecho entre o quiosque Sobre as Ondas e a Passagem Nove. No Recanto, a Rua Dr. Adair Farah da Mota será fechada após a ponte sentido praia. Caso o movimento seja intenso, também poderá ocorrer a interdição da Rua Engenheiro Domingos Barbosa com Rua Luis Vieira (na altura da rotatória fechando o acesso total da praia aos veículos, exceto para moradores). Na Praça dos Gaviões, a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36) será interditada na altura da Avenida Zumbi dos Palmares. Na Praia do Francês, será interditado o trecho da avenida da praia na altura da Rua 83 próximo ao DPO. Em Santa Paula, não haverá interdição de ruas.

Ambulância e postos médicos

Serão montados postos médicos com ambulâncias nos locais de shows nos bairros Araçatiba, São José do Imbassaí (Lagoa das Amendoeiras), Ponta Negra, Itaipuaçu (Praça dos Gaviões) e Cordeirinho. Também haverá cobertura com ambulâncias em Jaconé, Caju, Santa Paula, Rua 83 (Praia do Francês – Itaipuaçu), Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1 – Itaipuaçu) e Recanto (Itaipuaçu). As três unidades de emergência do município – Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Inoã, e Pronto Socorro de Santa Rita, em Itaipuaçu – estão preparadas e abastecidas com medicamentos para atender durante 24h os casos de urgência, em que há risco iminente de morte. Em cada uma dessas unidades ficarão duas ambulâncias disponíveis. No hospital municipal, a equipe estará composta por quatro clínicos, dois ortopedistas 24h, dois cirurgiões 24h, dois obstetras ginecologistas, três pediatras durante o dia e dois no período noturno, anestesista 24h e bucomaxilofacial (sobreaviso, além dos serviços de tomografia, raios-x 24 h e laboratório 24h). Na UPA, estarão de plantão quatro clínicos durante o dia e três durante à noite e três pediatras. E, no posto de Santa Rita, dois clínicos 24h.

Praia com segurança

Por meio da operação Orla Segura, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil disponibiliza os locais e postos supervisionados por guarda-vidas nos seguintes pontos: em frente às ruas 53, 63, 83, 70, Peixão e Aeronáutica (Itaipuaçu); ruas 0, 4, 10 e 13 (Barra de Maricá); em frente as ruas 30 e 40 (Guaratiba); em frente às ruas 90, 107 e 115 (Cordeirinho); próximo à Curva do S e no canto próximo ao Villar da Praia (Ponta Negra); e na Lagoa do Boqueirão e Orla Zé Garoto. O órgão ainda dá dicas aos banhistas para curtir a praia com segurança como: respeitar as sinalizações e avisos; nadar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas; consultar os agentes para saber as condições para o banho e o local mais apropriado para o banho, longe das correntes de retorno; não entrar na água alcoolizado; não entrar na água com bandeira vermelha nem em áreas próxima a costões e locais impróprios; e redobrar o cuidado com as crianças. Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o número 199 para outras informações.

Limpeza das praias

Após os shows, as equipes de limpeza iniciarão a retirada de lixo e a varrição das praias. O serviço começa às 5h da manhã, com a previsão que tudo esteja limpo por volta do meio-dia. Ao todo serão 850 funcionários responsáveis pela varrição e limpeza geral. No total serão 16 caminhões trucados, 14 caminhões toco, 11 retroescavadeiras, 11 carretas, seis caminhões carroceria, quatro escavadeiras, dentre outros. Haverá também o caminhão compactador estacionado próximo a rodoviária do Centro para receber e compactar o lixo recolhido. A Secretaria de Conservação estima que a quantidade de lixo recolhida seja superior as 22 toneladas recolhidas no último Réveillon (2017-2018).

Plantão dos Conselheiros Tutelares

A Secretaria de Assistência Social informa que os conselhos tutelares ficarão de plantão e, caso haja necessidade, poderão ser acionados pelos telefones: (21) 2637-4193 do Conselho Tutelar 1 – Centro e (21) 2637-4091 do Conselho Tutelar 2 – Inoã. As duas casas de acolhimento, a Zuleika Cardoso e a Monteiro Lobato, oferecerão uma ceia especial para as crianças e adolescentes atendidos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img