spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura e Codemar assinam termo de cooperação com Instituto Nacional de Tecnologia

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento (Codemar) assinaram um protocolo de intenções com validade de dois anos com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) na tarde desta terça-feira (04/12). O convênio tem como objetivo a troca de experiências e a participação do INT nas fases de estruturação, implantação e funcionamento de infraestrutura de apoio à pesquisa, desenvolvimento, inovação e negócio do futuro Parque Tecnológico (PqTec).

Assinaram o termo, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais, o presidente da Codemar, José Orlando Dias, o secretário de Ciência e Tecnologia, Sérgio Mesquita, e o diretor do INT, Fernando Cosme Rizzo Assunção.

“A tecnologia se reinventa a todo momento. Por isso, iniciar o PqTec já com uma parceria com o INT reforça o compromisso com a inovação em Maricá investindo em pesquisa e desenvolvimento para transformar a cidade. O Parque Tecnológico vai agregar várias incubadoras e nosso objetivo é transformar Maricá numa cidade que exporte conhecimento em tecnologia”, assegura José Orlando.

A parceria vai permitir a criação de um ambiente de inovação dividido em fases. Essa será a primeira vez que o INT terá um núcleo com laboratório fora de suas dependências. Esse novo espaço funcionará no suporte à pesquisa e inovação até a conclusão final da estrutura do Parque Tecnológico. Tudo dentro do padrão definido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pela International Association of Sciense Parks (IASP).

“O grande desafio é usar nossos recursos de forma responsável com a preocupação de investir em tecnologia. Entendemos que investir em inovação através do Parque Tecnológico e colocar essas pessoas no mercado é o grande motivador dessas parcerias”, afirma Alan Novais. O Parque Tecnológico já está inserido no Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana, lembra o diretor para o PqTec da Codemar, Tiago de Paula.

O diretor do INT, Fernando Rizzo Assunção, destacou o comprometimento de Maricá em investir no descobrimento de novas tecnologias que facilitam a vida das pessoas. “Começar investindo na área de educação é muito importante como uma diretriz de excelência. É bom ver que oportunidades não serão perdidas”, disse. “Já estamos com nosso plano de trabalho pronto. Essa parceria também é muito importante para o INT”, completa Iêda Vieira Caminha, vice-diretora.

Prefeitura, Codemar e INT vão definir o organograma de trabalho com os papéis e responsabilidades definidos, além de orçamento, para estabelecer em Maricá uma incubadora de negócios vinculados a tecnologias desenvolvidas pelo INT, além de construção de laboratórios compartilhados de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião pelo INT a vice-diretora Iêda Caminha; os coordenadores de Tecnologias Aplicadas, Marco Fraga, e de Gestão Tecnológica, Valéria Pimentel; além dos chefes das Divisões de Ensaios em Materiais e Produtos, Maurício Monteiro; de Energia, Fabrício Dantas; de Desenho Industrial, Márcio Oliveira; e do chefe-substituto da Divisão de Corrosão e Degradação, Javier Velasco. Pela Prefeitura de Maricá, estiveram presentes ainda o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Romário Galvão; o diretor de Desenvolvimento da Codemar, Carlos Guimarães; e o superintendente do Parque Tecnológico Codemar, Tiago de Paula.

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) é uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e responsável por empreender pesquisas avançadas visando a transferência de tecnologia para o setor produtivo, além de oferecer diversos serviços técnicos especializados. O foco das pesquisas atende a setores como petróleo e gás, energias renováveis, química verde, complexo industrial saúde, defesa e tecnologias sociais.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img