spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura e Sebrae celebram parceria para qualificação do servidor

spot_imgspot_img

Mais lidas

Prefeitura e Sebrae celebra acordo para inclusão de Maricá no programa “Lidera Rio”, voltado à formação de líderes públicos com foco em resultados. O prefeito Fabiano Horta (PT) assinou na manhã desta segunda-feira (04/09), o Termo de Adesão acompanhado do Secretário de Desenvolvimento, Comércio e Petróleo, Alan Novaes, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR).

A participação do município na iniciativa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai qualificar servidores do município num projeto que trará para Maricá vantagens competitivas desenvolvendo suas potencialidades com direcionamento empreendedor.

“Estamos hoje fechando um termo de cooperação com o Sebrae para a construção de um programa de formação dos líderes públicos e que tem como objetivo duas questões centrais”, afirmou o prefeito Fabiano Horta. “A primeira é a capacitação dos nossos gestores municipais, com formação, planejamento e todo um escopo a ser desenvolvido no município. E, a segunda é que nós possamos a partir disso ter os nossos gestores desenvolvendo projetos que vão ser indispensáveis para a dinâmica do município”, completou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Comércio e Petróleo, Alan Novaes, entre noventa municípios Maricá foi uma das oito cidades escolhidas para esta primeira turma por conta de sua importância, capacidade de desenvolvimento e potencial econômico.

“O próximo passo agora é com a Escola Municipal de Administração que vai eleger um time de profissionais que irá integrar essa primeira turma”, adiantou Alan Novaes. “Hoje a gestão pública precisa cada vez mais ter qualificação para garantir que haja eficiência no serviço prestado ao cidadão. O Sebrae é uma instituição importante e reconhecida nacionalmente pelos cursos que oferece e pela capacidade de gerenciar e qualificar pessoas”, explicou. “Por isso é muito importante ter Maricá fazendo parte deste time que, eu não tenho duvidas, vai se tornar referência de qualificação e gestão pública daqui pra frente”, concluiu o secretário.

Segundo a presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Carla Pinheiro, o time de profissionais que será indicado pela Prefeitura atuará em quatro eixos: planejamento urbano para o desenvolvimento, ambiente de negócios, sustentabilidade e resiliência e diversificação da matriz econômica.

Carla Pinheiro explica que essa experiência vai ser extremamente positiva para Maricá, pois é um programa que além dos benefícios de qualificação das equipes também gera o intercâmbio com os outros municípios. “É muito importante que o prefeito compre a ideia e participe ativamente com o Sebrae neste processo para que nós possamos além de aumentar o nível do gestor público, como um empreendedor local, mas também que ele desenvolva todas as técnicas de planejamento, implementação e medição de resultados”, alertou Carla. “O diferencial deste projeto é a ação, pois envolve capacitação, planejamento, acompanhamento, medição e feedback”, concluiu.

Com o Termo de Adesão assinado pelo prefeito, o município tem agora um prazo para indicar os servidores (no mínimo 9 e no máximo 15) que irão participar. Ao longo do programa será preciso também definir projetos a serem implementados.

Com duração de 26 semanas o programa tem previsão de iniciar ainda este mês o processo de qualificação. Ao todo serão doze semanas de aulas dirigidas – teóricas e práticas -, duas semanas de oficinas de desdobramentos e outras doze semanas de monitoramento. O objetivo do Sebrae é expandir nacionalmente esse programa, com base nos resultados obtidos com as primeiras cidades participantes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img