spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura inaugura posto de saúde no condomínio MCMV de Itaipuaçu

spot_imgspot_img

Mais lidas

Para os moradores da MCMV de Itaipuaçu, as boas notícias foram completas. A Prefeitura de Maricá entregou na manhã desta segunda-feira (23/10) a nova Unidade Básica de Saúde que vai atender cerca de duas mil famílias. Serviços como atendimento pré-natal, planejamento familiar, atendimento em ginecologia, vacinação, curativos, aferição de pressão, exames médicos diversos, atendimentos de emergência, poderão ser acessados pelos moradores. A nova unidade faz parte da estratégia de saúde de aproximar os serviços de saúde na atenção básicas à população. Cerca de duas mil famílias moram no condomínio.

O prefeito Fabiano Horta, acompanhado da primeira-dama Rosana Horta, destacou a importância da unidade. “Os moradores do condomínio Carlos Marighella e região ganham hoje um posto de saúde que, com certeza salvará vidas”, afirmou Fabiano. “Nós ficamos muito felizes porque quem é da área de saúde sabe a importância absoluta de uma unidade dessa para que a saúde verdadeiramente se estabeleça”, completou.

De acordo com a secretária de Saúde, Simone Costa, a unidade de atendimento básico do condomínio Minha Casa Minha Vida é única. ”Em nenhum condomínio a gente consegue montar uma  estratégia de saúde da família como a que está sendo inaugurada hoje. Nós vamos poder avaliar todos os moradores e tratar a doença antes que ela aconteça. Esse é o nosso objetivo”, afirmou Simone. “Os moradores são os nossos fiscais. São eles que vão nos dizer se o atendimento está funcionando, se a necessidade de cada um dos moradores está sendo atendida. Embora aqui esse não seja um posto de emergência, nós vamos atender a urgência do paciente”, garantiu Dra. Simone.

Uma das médicas responsáveis pela nova unidade falou sobre o mapeamento da saúde dos moradores. “Nós temos uma expectativa muito boa em relação ao nosso trabalho nesta nova unidade porque é um lugar fácil para mapear as famílias, além de que a maioria dos  agentes comunitários de saúde residem no local. O nosso grande objetivo é estar próximo das famílias”, afirmou a Dra. Marluci Jucá.

A dona de casa, Luciana Costa, de 38 anos, moradora do condomínio há dois anos, disse que é um sonho realizado ter um posto de saúde tão perto de casa. “Minha mãe é hipertensa e, por isso, já fizemos o nosso cadastro e já estamos com o nosso cartão”, comemorou Luciana.

Márcia Farias, de 51 anos, moradora do condomínio há três anos contou que há muito tempo esperava pela unidade perto de casa. “Eu moro com meu marido e meus dois filhos e antes tínhamos que procurar a UPA para ser atendido, mas agora isso acabou”, afirmou Márcia. “Eu e todos os moradores estamos muitos felizes. É uma promessa que virou realidade”, frisou a dona de casa.

A deputada estadual Rosangela Zeidan também participou da entrega da nova unidade e ressaltou a parceria com o governo de Horta. “Quero parabenizar a toda equipe da Saúde e ao prefeito Fabiano Horta por estar cuidando das pessoas. Há alguns anos atrás esse condomínio nem existia. Conseguimos realizar um sonho da moradia para várias pessoas”, lembrou da construção em parceria com o governo federal na então gestão do marido Washington Quaquá.

Vereadores também estiveram presentes como o presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), Ismael Breve (DEM), Marcinho da Construção (DEM), Marcus Bambam (PV), Rony Peterson (PR), Felipe Paiva (PCdoB), Frank Costa (SD), Tatai do Sacolão (PTB), Bubute (PV) e RobGol (PT). “Os moradores dessa região ganharam no dia de hoje um posto de saúde que, com certeza, salvará vidas. É gratificante ver a população sendo beneficiada com mais um local de atendimento médico de eficiência. Agora esses moradores não precisarão se deslocar até a UPA de Inoã. Esse tempo de socorro pode salvar uma vida. A saúde de Maricá está dando passos para se tornar referência no Rio de Janeiro”, comentou Aldair de Linda.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img