Prefeitura recolhe carros abandonados em vias de Maricá

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Transportes, Posturas e Ordenamento, iniciou, nesta sexta-feira (22/02), a Operação Cidade Limpa que recolhe carros abandonados nas vias da cidade.

Na Rua Curimatá, em Itaipuaçu, dois veículos queimados da marca GM e Fiat, considerados inservíveis (sem utilidade ou valor) foram recolhidos. A Operação Cidade Limpa realiza, desde 2017, notificações prévias aos proprietários de veículos considerados abandonados em via pública e o recolhimento dos que não possuem nenhuma identificação.

“Nós realizamos o trabalho preventivo, adesivando o veículo com a notificação e com informações que o veículo poderá ser rebocado do local. Não havendo nenhum contato por parte do proprietário, a equipe retira o veículo da via pública e destina ao depósito municipal. Estipulamos um prazo para que o veículo não seja reclamado, em acordo com a Lei 13.281, após o prazo, o veículo é leiloado ou, se for considerado inservível, vai direto para a máquina de prensa e descarte”, explicou o subsecretário de Transportes, Douglas Paiva.

O trabalho conta com as denúncias de moradores através do e-mail da secretaria ([email protected]) e com o constante monitoramento das equipes, que realizam a retirada dos veículos que estão em uso indevido de solo. Nesta semana foram realizadas notificações prévias nos bairros Parque Nanci, Itapeba, Boqueirão e São José do Imbassaí.

“Nós recebemos inúmeras denúncias e o trabalho tem sido eficaz. Além do recolhimento, realizamos também o trabalho preventivo onde identificamos veículos que possam ser foco de doenças como a dengue, através do Aedes Aegypti, e também notificamos proprietários de veículos abandonados que servem de ponto de tráfico e até de crime de estupro, pela maneira como estão estacionados”, relatou Douglas.

Ainda de acordo com a Lei 13.281, os veículos sinistrados irrecuperáveis (queimados, adulterados ou estrangeiros), bem como aqueles sem possibilidade de regularização perante o órgão de trânsito, serão destinados à reciclagem, independentemente do período em que estejam em depósito. O depósito público fica na RJ-114, 546, Ubatiba.

Notícias Relacionadas