Presentão: pontes no Recanto, em Itaipuaçu, estão em fase de acabamento

Foto: Katito Carvalho / ASCOM Prefeitura de Maricá

Foto: Katito Carvalho / ASCOM Prefeitura de Maricá

As obras de urbanização em andamento no Recanto de Itaipuaçu avançam de forma significativa. Na primeira passarela de pedestres, ao lado da igreja de Nossa Senhora Aparecida, a estrutura já recebeu grades laterais e a área de estacionamento está sendo preparada, junto à Rua Capitão Melo. A poucos metros dali, a outra passagem erguida próxima à Pedra do Elefante está no mesmo estágio de acabamento e aguardando a instalação das luminárias. No entorno desta última, as calçadas de acesso estão sendo finalizadas na Rua Luiz Vieira e sendo preparadas da Avenida do Canal, na margem oposta. De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, as duas passarelas deverão ser entregues simultaneamente à população, mas a data ainda não foi marcada.

Na área próxima a um dos cartões postais da cidade (Pedra do Elefante), homens e máquinas também retiram os paralelepípedos da Rua Luiz Vieira até a junção das ruas Capitão Melo com Engenheiro Domingos Barbosa, eixo principal da localidade. Após esta etapa, a equipe vai preparar a via para receber a nova pavimentação. As calçadas de ambos os lados da rua têm pisos de material intertravado e uma faixa-guia para deficientes visuais. O local também recebeu nova rede de drenagem com desague no Canal da Costa. Para os moradores, já está mais fácil circular por ali.

Na ponte ao lado da igreja, o espaço junto à ponte vai ter, além de estacionamento, um espaço de convivência com nova iluminação, arborização e postes de luz fixados nos guarda-corpos da própria passarela, da mesma forma que foi feito na passagem da Rua 89, inaugurada em junho. O local não tinha uma travessia sobre o canal desde 2015, quando a antiga passagem construída por moradores foi derrubada depois de ruir parcialmente, ferindo cinco pessoas.

Nos próximos meses, a Secretaria de Obras deverá construir outras nove passarelas semelhantes em diferentes pontos do Canal da Costa. Estão previstas também novas pontes para veículos sobre o curso d’água, nos mesmos moldes da que foi construída na Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) e inaugurada há pouco mais de um ano. Os pontos já foram definidos e, segundo a secretaria, incluem a substituição das antigas pontes das ruas 70 e Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83). As novas vias vão ficar nas ruas 128 e 53, onde existe uma ponte de madeira para pedestres.

Notícias Relacionadas