Primavera pode ser quente e com chuvas fortes

A primavera começou hoje (23) em todo o hemisfério sul do planeta. A estação é caracterizada pela chegada das chuvas. Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as precipitações deverão começar em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro. As temperaturas irão variar muito, devemos ter dias acima dos 38ºC e também, em determinadas ocasiões, dias mais frios.

No Rio de Janeiro, a previsão é que as chuvas sejam mais fortes, principalmente em novembro. A precipitação de chuvas no inverno seguiu características típicas para o período, com exceção do Rio de Janeiro, onde as chuvas foram entre 20 e 70 mm acima da média. As temperaturas médias foram de normal a ligeiramente acima da média em grande parte da região.

“A primavera, no geral, é a mudança da estação do inverno para a chegada do verão. Estamos saindo de um período frio para começar um período quente. A primavera é sempre associada a temporais, pancadas de chuva e trovoadas, e exatamente por isso, que estamos entrando em um período quente com a formação de nuvens, para começar o período de chuva”, explicou o chefe da previsão do tempo do Inmet, Francisco de Assis.

Notícias Relacionadas