spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Primeiro laboratório do MIT em território brasileiro será em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Maricá recebeu a representante do instituto americano, a pesquisadora Gabriela Bìlá, que fez diversas visitas para conhecer projetos da Prefeitura. O encontro marca o início de uma colaboração entre a cidade e o Media Lab’s City Science, grupo de pesquisa dentro do MIT especializado em novas tecnologias para responder aos desafios do futuro das cidades.

“Nossa gestão em Maricá prioriza o povo e não existe futuro possível sem desenvolvimento social, econômico e sustentável caminhando lado a lado. Criamos empregos enquanto pensamos em novas tecnologias e trabalhamos a economia circular e a distribuição de renda. Tudo ao mesmo tempo. A chegada do MIT vai nos trazer estrutura científica”, afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Com a unidade de Maricá, serão três laboratórios na América Latina – já existe um no México e outro está sendo desenvolvido no Chile. O City Science é mundialmente conhecido por sua pesquisa em veículos autônomos públicos, mobiliário robótico e simulações urbanas baseadas em agentes e dados. As instituições estão agora trocando informações e o próximo passo será a tramitação jurídica.

O contrato de cooperação consiste em montar um laboratório do MIT em Maricá, em parceria com outras universidades, cujos alunos vão compor os núcleos de pesquisadores nas ações que têm interesse mútuo e desenvolver um conjunto de atividades de ciências da cidade, ou seja, desenvolvimento urbano, tecnologia, designer, criatividade e inovação para as políticas que já estão em andamento em Maricá.

“Fiquei impressionada com o que vi em Maricá. Principalmente a união entre ciência, tecnologia e bem-estar social. Tenho certeza de que vamos crescer ainda mais juntos”, disse a pesquisadora Gabriela Bìlá.

A pesquisadora voltará aos Estados Unidos, para dividir informações coletadas em Maricá e depois marcará a quarta reunião para começar a definir os rumos da parceria entre o MIT e a Codemar.  

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img