spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Procon Estadual autua 10 padarias em Niterói e São Gonçalo

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Procon Estadual realizou mais uma ação da Operação Pão na Chapa nesta terça-feira (30/10). A vistoria ocorreu em 10 padarias localizadas em bairros de São Gonçalo e Niterói. Os fiscais atuaram todas elas e descartaram 75kg e 883g de produtos impróprios ao consumo.

Em Niterói, a Padaria Soberana de Pendotiba (Rua Washington Luiz, 383) armazenava 23kg e 900g de produtos sem especificação de validade e mal acondicionados, entre frios, massa de pão, frangos e linguiça, além de 8kg de massa folhada vencida. O local estava com a estrutura interna deteriorada, apresentando buracos, fiação exposta e ausência de proteção contra insetos. Não foram apresentados aos fiscais o alvará de funcionamento nem os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização. O botijão que estava em uso foi lacrado por não possuir a autorização para utilização de gás.

Já em São Gonçalo, o mini mercado Colonial da Lira (Rua Maurício de Abreu, 756 – Neves) possuía cinco botijões de gás – armazenados e em uso – e todos foram lacrados por ausência de autorização. Os fiscais encontraram 1kg e 630g de frios sem especificação de validade. A padaria apresentava problemas estruturais e de higiene, como: lixeira aberta, piso quebrado e ausência de tela de proteção contra insetos. O local também não mostrou a fiscalização o alvará de funcionamento, certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água e Livro de Reclamações. Não estavam expostos os cartazes do combate à violência contra a mulher e sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita.

Balanço da Operação Pão na Chapa

1 – Soberana (Rua Washington Luiz, 383 – Pendotiba – Niterói): Produtos mal armazenados sem especificação de validade: 1kg e 900g de molho de tomate, 7kg e 400g de massa de pão, 4 frangos inteiros de 2kg, 1kg e 600g de linguiça calabresa, 5kg de frios. Vencidos: 8kg de massa folhada. Problemas estruturais: azulejos quebrados e buracos no piso na área do forno; parede sem revestimento, lixeira sem tampa e sem acionamento por pedal, abertura no teto da cozinha para o segundo piso sem proteção; câmara resfriada com ralos não sifonados e sem tela de proteção, ferrugem nas prateleiras e parede, piso quebrado e fiação exposta; câmara congelada com piso quebrado. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.  Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Botijão de gás lacrado por estar em uso sem autorização.

2 – Doce Mel (Rua Dr. Alberto Torres, 2236 – Neves – São Gonçalo): Bicos de gás lacrados, pois pelo documento dos Bombeiros é proibido o uso de gás combustível e GLP. Problemas estruturais: teto e parede da cozinha com buraco, fiação exposta, maquinário com acumulo de gordura e lixeira sem acionamento de pedal. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Ausência do Livro de Reclamações. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 600g de salgado de frango, 206g de salgado de queijo com presunto, 882g de croissant de goiabada. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. 

3 – Delícias do Trigo (Estrada Caetano Monteiro, 1291 – Badu – Niterói): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.  Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Problemas estruturais: na área de preparo o ralo não era sifonado e não possuía tela de proteção, lixeira com pedal quebrado, teto com abertura na parede para a área externa, exaustores com abertura sem tela de proteção contra insetos.

4 – Glamour (Estrada Caetano Monteiro, 1019 – Matapaca – Niterói): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem tela de proteção, lixeira com pedal quebrado, ferrugem no freezer horizontal, câmara resfriada com piso quebrado, ralos não sifonados e sem tela de proteção, câmara de congelados com ferrugem no revestimento e no teto. Produtos mal armazenados sem especificação de validade: 1kg e 175g de massa de pão.

5 – Padaria Leila (Rua Mauricio de Abreu, 908 – São Gonçalo): Problemas estruturais: lixeira sem acionamento por pedal, piso quebrado, portal da parede quebrado, fiação exposta, equipamentos e utensílios com acumulo de gordura, cinco botijões de gás. Bico do fogão de gás foi interditado até a comprovação de autorização de uso de gás. Vencidos: 1kg e 550g de pão de hambúrguer. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita.

6 – Colonial da Lira (Rua Maurício de Abreu, 756 – Neves – São Gonçalo):  Produtos sem especificação de validade: 1kg e 630g de frios. Problemas estruturais: lixeira aberta, piso quebrado, ausência de tela de proteção. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Cinco botijões de gás lacrados por estarem em uso sem autorização.

7 – Central de Pendotiba (Estrada Governador Celso Peçanha, 767 – Pendotiba – Niterói): Vencidos: 1kg e 200g de massa para pastel. Produtos mal armazenados sem especificação de validade: 840g de frango assado desfiado, 1kg e 100g de frios ralados, 500ml de leite, 1kg de massa para pão, 7kg e 400g de massa doce. Problemas estruturais: piso com buracos e rachaduras na cozinha, ferrugem na freezer, lixeiras sem tampa e sem pedal, ralos quebrados e sem tela de proteção, abertura do teto para área externa sem barreira de proteção, fiação exposta, revestimento de parede quebrados, utensílios e equipamentos enferrujados com acúmulo de gordura e sujeira. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. 

8 – Padaria Pendotiba (Rua Armando Ferreira, 19 – Pendotiba – Niterói): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Produtos mal armazenados sem especificação de validade: 6kg e 400g de frango assado, 1kg e 900g de recheio de frango desfiado, 1kg e 700g de pedaços de frios diversos. Problemas estruturais: piso com buracos e rachaduras, parte do piso sem revestimento, fiação exposta, paredes com buracos, abertura do teto para área externa sem barreira de proteção, ralos não sifonados e sem tela de proteção, utensílios e equipamentos com acúmulo de gordura e sujeira.

9 – Santa Maria (Rua Doutor Oswaldo Cruz, 17 – Icaraí – Niterói): Problemas estruturais: pisos quebrados, panelas sem tampa, lixeiras sem tampa, ralos não sifonados. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita.

10 – Pão e Sabor (Av. Ministro Otavio Kelly, 536 – Icaraí – Niterói): Vencidos: 2kg e 200g de alcatra suína, 1kg e 100g de costela suína, 10kg de mistura para pão de queijo. Produtos mal armazenados sem especificação de validade: 1kg e 600g de pedaços de frios diversos. Problemas estruturais: porta aberta para área externa sem barreira de proteção, piso quebrado, ralo quebrado, janelas com vidro quebrado sem tela de proteção, piso rugoso na câmara de resfriados. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do Livro de Reclamações.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img