spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Procon Estadual autua seis estabelecimentos em SG e Rio

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nesta quinta-feira(25/10) em supermercados e padarias. Dos 10 locais vistoriados, os fiscais acabaram autuando três estabelecimentos que ficavam dentro do Supermercado Guanabara de Alcântara e três padarias na região do Grande Méier. Foram descartados 41kg e 180g de produtos impróprios ao consumo. Os fiscais autuaram o Mc Donald´s, Giraffas e o Subway localizados dentro da filial do Guanabara da Av. Jornalista Roberto Marinho, 221, em Alcântara. No Subway os fiscais encontraram, sem especificação de prazo de validade, 2kg de queijo, 500g de carne desfiada e 250g de salame.

A panificação Dias da Cruz (Rua Dias da Cruz, 770 – Méier) armazenava 14kg e 900g de frios, massas para preparar pães e salgados sem especificação de data de vencimento e 3kg e 500g de mortadela vencida. Além disso, dois botijões de gás que estavam em uso foram lacrados, pois não foi apresentado aos fiscais a autorização do Corpo de Bombeiros para seu uso no estabelecimento. Na cozinha, havia uma abertura na parede  para a área externa sem tela de proteção, lixeira sem tampa e sem pedal e ralo não sifonado e sem proteção contra insetos. A câmara refrigerada possuía batente, prateleiras e pallets em madeira, o que é proibido por Lei, além de azulejo e piso quebrados e fiação exposta.

A Padaria Chave de Ouro (Rua Adolfo Bergamini, 349 – Engenho de Dentro) armazenava, sem especificação de data de vencimento, 14kg de massa para pães, salgados e recheios, além de salsicha e frios. Também havia 580g de maionese vencida. Os fiscais encontraram a cozinha em condições precárias e com muita sujeira. O piso estava com rachaduras e buracos, os utensílios e equipamentos enferrujados e com acúmulo de gordura, ralos não eram sifonados e estavam sem tela de proteção. Além disso, o sistema de exaustão externa não tinha tela de proteção, a lixeira estava sem pedal,  o piso da entrada da câmara estava quebrado, na porta da câmara refrigerada havia pontos de ferrugem e a borracha de vedação e a fechadura estavam defeituosos. Não havia Livro de Reclamações no local.

Estas duas padarias não apresentaram os certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros e não exibiam os cartazes de combate à violência contra a mulher, do que traz o telefone e endereço do Procon-RJ e o que informa sobre a disponibilidade de água gratuita para clientes. Já a padaria Nova Aquidabã (Rua Aquidabã, 994 – Lins de Vasconcelos), além desses, não apresentou o certificado de dedetização.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Sindicato do Pão (Rua Dias da Cruz, 623 – Méier), Burger King (Av. Jornalista Roberto Marinho, 221 – Alcântara) e nos Supermercados Guanabara de Vila Isabel (Rua Maxwell, 520) e Alcântara (Av. Jornalista Roberto Marinho, 221). 

Balanço da Operação

1 – Mc Donald´s (Av. Jornalista Roberto Marinho, 221 – Alcântara): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Livro de Reclamações não autenticado.

2 – Panificação Dias da Cruz (Rua Dias da Cruz, 770 – Méier): Vencidos: 3kg e 500g de mortadela. Sem especificação de validade: 3kg e 500g de frios, 1kg e 300g de batata calabresa, 5kg e 300g de massa para salgado, 1kg e 800g de massa para empadão, 2kg e 100g de salgadinhos, 1kg de empadas prontas. Problemas estruturais: abertura na parede sem tela de proteção da área externa, lixeira sem tampa e sem pedal, ralo não sifonado e sem proteção contra insetos, câmara refrigerada com batente, prateleiras e pallets em madeira, azulejo e piso quebrados, fiação exposta. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz que informa sobre a disponibilidade de água gratuita. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Havia dois botijões de gás em uso que foram lacrados.

3 – Giraffas (Av. Jornalista Roberto Marinho, 221 – Alcântara): Problemas estruturais: fiação exposta e pontos de ferrugem no piso da câmara frigorifica.

4 – Padaria Chave de Ouro (Rua Adolfo Bergamini, 349 – Engenho de Dentro): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz que informa sobre a disponibilidade de água gratuita. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Vencidos: 580g de maionese. Sem especificação de vencimento: 2kg e 200g de salsicha, 950g de linguiça, 2kg e 100g de queijos, 2kg e 300g de recheio de frango, 1kg e 900g de massa para empada, 1kg e 200g de massa para pastel, 3kg e 500g de massa para pão doce. Problemas estruturais: piso com rachaduras e buracos, utensílios e equipamentos enferrujados e com acumulo de gordura, ralos não sifonados e sem tela de proteção, sistema de exaustão externa sem tela de proteção, lixeira sem pedal, cozinha com acumulo de sujeira e gordura, porta da câmara refrigerada com pontos de ferrugem e com borracha de vedação e fechadura com defeitos, piso quebrado na entrada da câmara.

5 – Subway (Av. Jornalista Roberto Marinho, 221 – Alcântara): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Sem especificação de validade:  2kg de queijo, 250g de salame, 500g de carne desfiada.

6 – Nova Aquidabã (Rua Aquidabã, 994 – Lins de Vasconcelos): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz que informa sobre a disponibilidade de água gratuita. Sem especificação de vencimento: 2kg de recheio de camarão, 1kg e 200g de recheio de frango, 2kg de salsicha. Problemas estruturais: geladeira com ferrugem e borrachas de vedação soltas, lixeiras com pedal quebrado, ralo aberto e sem proteção, janela aberta sem tela de proteção, utensílios e equipamentos enferrujados e com acúmulo de gordura, freezers horizontais com a tampa quebrada. 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img