Procon faz alerta para golpes aplicados na internet

O Procon Estadual do Rio de Janeiro lançou uma cartilha para alertar e orientar os consumidores que utilizam a internet para que eles não caiam em golpes praticados no ambiente virtual.

Entre as ‘vantagens’ oferecidas virtualmente estão notificações falsas, pacotes de dados gratuitos, formulários ilegítimos e solicitações de downloads. Em alguns casos, os golpes são utilizados para coletar informações pessoais dos internautas. Além destes, existem também as fraudes nas quais as pessoas compram e pagam por um produto que não recebem.

Para não ser vítima de golpistas, é importante ficar atento, desconfiar e ler a listagem do Procon-RJ, que explica de uma forma simples como os fraudadores aplicam os golpes e os artifícios para enganar o consumidor. Uma regra valiosa é sempre conferir se o endereço que aparece no navegador é o endereço oficial da empresa. Se for clicar em links de e-mails recebidos, observar antes o remetente para ter certeza que foi enviado realmente pela empresa. Ao efetuar compras por meio de boleto bancário, observar o cedente e o CNPJ, pois os sites confiáveis nunca emitem boleto no qual o nome do cedente é uma pessoa física.

“A melhor maneira de evitar o golpe é entender como funciona, como esses fraudadores agem. Por esse motivo criamos essa cartilha de como funcionam os golpes, para alertar a população. Com a pandemia, o número de consumidores que passaram a efetuar compras on-line aumentou e, consequentemente, as tentativas de fraudes também”, explicou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Veja a cartilha https://bit.ly/cartilha-golpes

Notícias Relacionadas