Procon RJ e Decon prendem responsável por fábrica de fios em Saquarema

Foto: Divulgação / Procon RJ

Uma operação conjunta do Procon RJ e a Delegacia de Polícia de Defesa do Consumidor (Decon) em Saquarema levou um homem à prisão. A “Operação Alta Voltagem” visava coibir a produção e comercialização de cabos elétricos fora dos padrões e normas do setor, uma vez que estes podem colocar em risco os consumidores por superaquecimento na rede elétrica.

Na fábrica da empresa, que fica no Polo Industrial, os agentes públicos encontraram fios fabricados neste mês com diversas espessuras, e que apresentavam problemas de resistência elétrica acima do permitido nas Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Outras duas marcas da fábrica, que estavam estocados, apresentavam os mesmos problemas. Com isso, ficou constatado o Crime Contra a Ordem Tributária Econômica e as Relações de Consumo e do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O responsável pela empresa foi preso em flagrante pelos policiais da Decon, que também apreenderam 1.865 unidades de rolos de fio de diversas espessuras

A operação também realizou uma diligência em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Por lá, foram encontrados cabos da mesma marca apreendido em Saquarema. Testes feitos pelo perito da Decon com um micro-ohmímetro, também acusaram resistência elétrica acima do permitido nas especificações das NBR. 33 rolos de fios de diversas espessuras também foram apreendidos.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.